Fundação Oswaldo Cruz

Webmail

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Monografias da Biblioteca de Educação e Divulgação Científica

 

 

1. BAUER, Martin W.; PANSEGRAU, Petra; SHUKLA, Rajesh (ed.). The cultural authority of science: comparing across Europe, Asia, Africa and the Americas. London: Routledge, 2019. 393 p. il.

 

2. BELL, Judith. Projeto de pesquisa: guia para pesquisadores iniciantes em educação, saúde e ciências sociais. Tradução Magda França Lopes. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. 224 p.

 

3. CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed : Bookman, 2010. 296 p.

 

4. GONICK, Larry; CRIDDLE, Craig. Química geral em quadrinhos. São Paulo: Blucher, 2014. 255 p. il.

 

5. LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: EPU, 2018.

 

6. MINAYO, Maria Cecilia de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2014. 407 p.

 

7. SKLOOT, Rebecca. A vida imortal de Henrietta Lacks. Tradução Ivo Korytowski. São Paulo: Companhia das letras, 2016. 454 p.

 

MONOGRAFIAS

 

8. FERRO, Jéssica Maria dos Santos. Visibilidade em museus: reflexões sobre coleções científicas e mediação na Reserva Técnica do Museu da Patologia do Instituto Oswaldo Cruz. 2019. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência) – Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz; Casa da Ciência, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Fundação CECIERJ; Museu de Astronomia e Ciências Afins; Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2019.

 

9. NASCENTE, Livia da Silva. A Biblioteca do Instituto Vital Brazil como espaço de integração de atividades de pesquisa e divulgação científica. 2019. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência) – Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz; Casa da Ciência, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Fundação CECIERJ; Museu de Astronomia e Ciências Afins; Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2019.

 

10.PERTILE, Rosangela de Almeida. Hercule Florence e a fotografia na perspectiva da divulgação cientifica. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência) – Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz; Casa da Ciência, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Fundação CECIERJ; Museu de Astronomia e Ciências Afins; Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2019.

 

11. PORTELLA, Cristina Moore. No meu quintal tem uma lagoa: divulgação científica e proteção ambiental. 2019. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência) – Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz; Casa da Ciência, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Fundação CECIERJ; Museu de Astronomia e Ciências Afins; Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2019.

 

DISSERTAÇÕES

 

12. DUARTE, Jacqueline Boechat. Um Megazord contra a anticiência: a ciência e a divulgação científica no Science Vlogs Brasil. 2019. 152 f. Dissertação (Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, 2019.

 

13. FERNANDES, André Fillipe de Freitas. A inclusão de surdos em museus de ciência: um estudo no Museu do Amanhã e no Museu da Vida. 2019. 149 f. Dissertação (Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, 2019.

 

14. GUIMARÃES, Carolina Carneiro de Campos. Buscando e divulgando informações sobre plantas medicinais: uma análise de conteúdo de grupos do Facebook. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, 2019.

 

15. MARTINS, Alanna Dahan. Era dos humanos? a transposição didática no módulo do Antropoceno da exposição principal do Museu do Amanhã. 2019. 84 f. Dissertação (Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, 2019.

Â