Fundação Oswaldo Cruz

Webmail

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Destaques da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde


Viagens de descobrimento: três séculos de explorações e história natural

RICE, Tony. Viagens de descobrimento: três séculos de explorações e história natural. Rio de Janeiro: Andrea Jakobsson Estúdio, 2007.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao longo de três séculos, exploradores, naturalistas, artistas e fotógrafos empreenderam as mais extraordinárias jornadas a regiões inexploradas em todo o mundo. Viagens de descobrimento traz verdadeiras obras de arte, que não apenas documentaram como ajudaram a fazer importantes descobertas no campo da história natural. Os textos que acompanham essas imagens revelam proezas de homens e mulheres que, por meio da observação e da habilidade artística, ampliaram os limites do conhecimento de sua época, e inspiraram outros que os sucederam. A coragem desses desbravadores estabeleceu as bases da taxonomia, da genética, da evolução e da deriva continental, teorias que mudaram nossa forma de pensar a respeito de nós mesmos, do planeta em que vivemos e do papel que exercemos na conservação das espécies. Os manuscritos e originais deste livro pertencem à biblioteca do Natural History Museum de Londres, e muitos deles nunca foram apreciados pelo grande público. O acervo compreende 68 milhões de espécimes e cerca de 500 mil obras de arte; inclui coleções de gigantes do passado como Darwin e Linnaeus, mas também revela heróis pouco conhecidos, porém não menos importantes, como Alfred Russel Wallace, um grande colaborador na formulação da teoria da evolução. Viagens de descobrimento apresenta uma pequena amostra, criteriosamente selecionada, do material produzido durante o processo de reconhecimento do mundo pela ciência européia, do qual somos todos herdeiros.  (Au).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

God`s laboratory: assisted reproduction in the Andes

ROBERTS, Elizabeth F.S. God`s laboratory: assisted reproduction in the Andes. Berkeley: University of California, 2012.

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

Assisted reproduction, with its test tubes, injections, and gamete donors, raises concerns about the nature of life and kinship. Yet these concerns do not take the some shape around the world. In this innovative ethnography of in vitro fertilization in Ecuador, Elizabeth F. S. Roberts explores how reproduction by way of biotechnological assistance is not only accepted but embraced despite widespread poverty and condemnation from the Catholic Church. Roberts's intimate portrait of IVF practitioners and their patients reveals how technological intervention is folded into an Andean understanding of reproduction as always assisted, whether through kin or Gad. She argues that the Ecuadorian incarnation of reproductive technology is less about a national desire for modernity than it is a product of colonial racial history, Catholic practice, and kinship configurations. God's Laboratory offers a grounded introduction to critical debates in medical anthropology and science studies; it is also a nuanced ethnography of the interplay between science, religion, race, and history in the formation of Andean families.  (Au.)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

La salud internacional y la guerra fría: erradicación de la malaria em México, 1956-1971

CUETO, Marcos. La salud internacional y la guerra fría: erradicación de la malaria em México, 1956-1971. México: Universidade Nacional Autônoma de México, 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

El pasado de la erradicación de la malaria demuestra que la inversión más importante de un país pobre en salud pública no está en la tecnología médica sino en la construcción de capacidades humanas que puedan responder a una variedad de situaciones adversas. Así pues, la erradicación de la enfermedad es un tema de salud pública que está a debate y sus resultados han sido mixtos, con el caso de la viruela como el único exitoso a escala mundial, hasta ahora. El autor del libro analiza el desarrollo de la campaña de erradicación del paludismo en México en el marco de la Guerra Fría para hacer una propuesta de salud pública f1exible, integral ya largo plazo que permita superar la cultura de la sobrevivencia. Supone la adopción de un patrón cultural y sanitario en el que la mayoría de las infecciones deje de ser endémica y se reduzca a niveles tolerables. La malaria no es sólo una realidad natural sino que constituye una realidad social y económica que requiere una respuesta social y política.  (Au.)

 

 

 

 

 

 

 
 

 

 

 

 

 

Capítulos de história da Baixada Fluminense

SALES, Jean Rodrigues; GARCIA, Graciela Bonassa; SILVA, Lúcia Helena Pereira da (Orgs.). Capítulos de história da Baixada Fluminense. Seropédica: UFRRJ, 2013.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  
 

Esse livro deve ser saudado por muitos motivos que valorizam sua leitura. O primeiro deles é a qualidade da pesquisa histórica empreendida ao evidenciar dimensões e aspectos da história a partir do levantamento de fontes e fatos e submetê-los a um quadro de análise que permite caracterizar o processo social. Os estudos reunidos apresentam uma abordagem atualizada com as tendências da historiografia contemporânea.  Sem dúvida, porém, o motivo que mais instiga a leitura é o interesse que desperta pela história da Baixada Fluminense do passado agrário à atualidade industrial. Os capítulos se caracterizam com o conjunto de ensaios que se encarregam de enfocar aspectos da economia, da vida religiosa, da organização social e da sociabilidade cultural na Baixada Fluminense, especialmente a partir do município de Nova Iguaçu, oferecendo um panorama histórico abrangente. Contudo, ao leitor atento fica evidente que é a mirada política que articula a interrogação de fundo proposta pelos diferentes ensaios reunidos. O resultado é uma contribuição importante no sentido de dar destaque ao lugar que a Baixada Fluminense possui na história estadual, dominada pelo enfoque na história da capital e dos centros urbanos mais antigos. A importância demográfica, econômica, cultural e política da Baixada Fluminense ainda é pouco conhecida e debatida pela sociedade fluminense em geral. Como uma das regiões mais dinâmicas do estado do Rio de Janeiro na atualidade, o conhecimento sobre a história da Baixada Fluminense é fundamental, especialmente nesse momento em que se assiste uma mobilização de diversos setores da sociedade e do estado para renovar das bases do desenvolvimento estadual e de promoção da integração de suas diversas regiões. Além disso, a Baixada Fluminense e seus diversos municípios são elementos importantes no processo de integração da região metropolitana do Rio de Janeiro, um dos principais conglomerados urbanos do país. (Au.).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Programa: equidade de gênero e qualidade de vida: desafios dos novos tempos sociais = Program: gender equality and quality of life: challenges for the new social times.

CONGRESSO INTERNACIONAL MULHER, TRABALHO, SAÚDE = INTERNATIONAL CONGRESS WOMEN, WORK, HEALTH, 2., 1999, Rio de Janeiro. Programa: equidade de gênero e qualidade de vida: desafios dos novos tempos sociais = Program: gender equality and quality of life: challenges for the new social times. Rio de Janeiro: ABRASCO; FIOCRUZ; UNIFESP, 1999.

 

 

 

 

 

 

 

Neste Congresso contamos com uma ação compartilhada que envolveu, além da Comissão Organizadora, os(as) integrantes do Conselho Consultivo e do Comitê Científico, cujos nomes encontram-se ao final deste livro. Contaremos também com uma Comissão de Relatoria, que será responsável por acompanhar todas as sessões e elaborar uma síntese das apresentações e debates realizados, com objetivo de apresentá-la na Plenária Final. Estamos seguras/os que este evento - tanto pelo seu processo de construção compartilhado, quanto por seus produtos e desdobramentos - converte-se em fórum internacional privilegiado e oportuno para a reflexão e o debate necessário à definição de políticas e novas formas de atuação, voltadas ao resgate do estado de justiça social e compatíveis com um novo milênio.  (Au.)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  
 

Cadernos de resumos...

SIMPÓSIO REGIONAL DE HISTÓRIA – HISTÓRIA, MEMÓRIA E COMEMORAÇÕES, 9., 2000, Niterói. Cadernos de resumos... Niterói: ANPUH-RJ; UFF, 2000.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
O tema do IX Simpósio Regional da ANPUH-RJ, História, Memória e Comemoração insere-se certamente no quadro das inúmeras celebrações, oficiais ou não, que relembram os chamados "500 anos de Brasil", exaustivamente divulgados pela mídia, e quase legitimados pelas inúmeras iniciativas acadêmicas e políticas que marcaram o ano 2000 em nosso país.  Para além das questões de investigação mais pontual e empírica, ficam os debates que, previsivelmente acontecerão ao longo do simpósio, dos problemas de ordem mais teórica - retomando talvez os "lugares da memória" para avançar sobre outros debates que se entrecruzam preferencialmente nos campos da História Cultural e da História Política. O Caderno de Resumos que entregamos àqueles que conosco partilharão deste encontro, está organizado de modo a oferecer inicialmente aos interessados um sumário roteirizado de todas as atividades do IX Simpósio. Em seguida, os resumos detalham o conteúdo das conferências, mesas redondas, a programação dos cursos e dos grupos de trabalho. (Au.).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Guia das escolas tombadas da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. 

RIO DE JANEIRO (Cidade). Prefeitura. Secretaria Municipal de Educação. Centro de Referência da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro.  Guia das escolas tombadas da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. 2.ed. Rio de Janeiro: E/CREP, 2008

 

 

 

 

 

 

A Cidade do Rio de Janeiro tem a maior Rede Pública Municipal de Ensino da América Latina, com 1061 escolas. Dentre estas, destacam-se 44 escolas que são tombadas pelo Patrimônio Cultural. A importância do livro "Guia das Escolas Tombadas da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro" reside em disponibilizar para os profissionais da educação e para o público as informações que possibilitaram a preservação de tamanha riqueza existente no nosso Município. Através deste guia, pode-se entender o início da formação da nossa rede de escolas e os projetos arquitetônicos e pedagógicos que nortearam os pioneiros da educação pública no país. Acreditamos que o relançamento atualizado do "Guia das Escolas Tombadas da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro" seja mais um instrumento de recuperação da memória da educação carioca.  (Au.).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Oliveira Vianna: uma introdução ao estudo da formação social brasileira: pioneirismo, contribuições e questões polêmicas.

ALVES FILHO, Aluizio (Org.). Oliveira Vianna: uma introdução ao estudo da formação social brasileira: pioneirismo, contribuições e questões polêmicas. Rio de Janeiro: Fundação Miguel de Cervantes, [2011].

 

 

 

 

 

 

 
  

São três os princípios metodológicos mais estruturais que atravessam as páginas do presente estudo que tem por cerne expor, refletir e analisar as vigas mestras do pensamento social de Francisco José de Oliveira Vianna (1883-1951). O primeiro destes princípios é o que afirma que as formas de pensar, sejam consideradas como científicas, filosóficas, religiosas, artísticas ou de qualquer outro tipo são sempre filhas de uma época, portanto produtos do contexto onde nascem, se expandem ou se reproduzem, sofrendo modificações em relação ao seu caráter original. Colocando a questão de tal maneira não tem sentido postular - como seguidamente faz o senso comum, às vezes com roupagens eruditas - que as ideias de um autor estão à frente de seu tempo, pois ninguém pode pensar, produzir conhecimentos ou apresentar propostas e soluções com base em realidade empírica e em referencial teórico que não existiram durante a sua vida.  (Au).

 

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Memórias da educação pública: depoimento de secretários de educação.

RIO DE JANEIRO (Cidade). Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Educação. Centro de Referência da Educação Pública. Memórias da educação pública: depoimento de secretários de educação. 4.V. Rio de janeiro: SME, 2008..

 

 

 

 

 

.

 

 

 

 

O Centro de Referência da Educação Pública, órgão responsável pela preservação e divulgação da memória da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro, busca enriquecer o acervo institucional da Secretaria Municipal de Educação, por meio de um projeto de história oral intitulado - "Memórias da Educação Pública". A história da educação pública da Cidade do Rio de Janeiro está estreitamente ligada às transformações político-administrativas pelas quais passou o país, visto que a cidade foi, por séculos, sede do governo central. A partir da fusão do Estado da Guanabara com o Rio de Janeiro, o Município iniciou um período administrativo que se estende até hoje. Considerando essa unidade e a possibilidade de encontrar as pessoas que protagonizaram a direção política da educação nessa fase recente, o Centro de Referência fixou, como objeto de pesquisa para inaugurar o projeto "Memórias da Educação Pública", o levantamento histórico da gestão da Secretaria Municipal de Educação, a partir da visão de seus signatários.  (Au.)

 

 
 

 

 

 


 

Â