Fundao Oswaldo Cruz

Webmail

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Destaques da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde

 

Confira os títulos em destaque incorporados ao acervo da BHCS em Dezembro de 2023

 

 

 

 

Reflexões na pandemia: questões sociais isoladas pela covid-19


WERNECK, Alexandre; ARAUJO, Marcella (org.). Reflexões na pandemia: questões sociais isoladas pela covid-19. Rio de Janeiro: Lamparina: FAPERJ, 2023.

 

 

 

Logo que os primeiros efeitos da tragédia sanitária provocada pela pandemia de covid-19 começaram a se tornar conhecidos no Brasil, um grupo e cientistas deu início a uma série de reflexões no site de Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, publicada pelo Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (Necvu), associado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A iniciativa ganhou dezenas de adeptos de várias partes do país, a maior parte dos quais sociólogos, antropólogos, cientistas políticos e filósofos, todos imersos no volume de questões posto pela mais importante pandemia dos últimos cem anos, ocorrendo numa conjuntura política nacional marcada pelo negacionismo e pelo desprezo pelas medidas sanitárias recomendadas globalmente pela ciência. O resultado, aqui apresentado como uma seleção textos entre os mais instigantes e originais, veio a constituir este livro, com 49 autores, organizado pelos professores Alexandre Werneck e Marcella Araujo.


 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Violência sexual contra a mulher: abordagens, contextos e desafios

CAVALCANTI, Ludmila Fontenele (org.). Violência sexual contra a mulher: abordagens, contextos e desafios. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2022.

 

                                                                                                                                         

Esta coletânea, que celebra os 20 anos do Grupo de Pesquisa e Extensão Prevenção da Violência Sexual, da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, transcorridos em 2021, está estruturada em três parte e 15 capítulos, que abordam as diferentes expressões da violência de gênero, e em especial a violência sexual contra a mulher, a partir de distintos contextos e variadas perspectivas teóricas e metodológicas. Além disso, este livro revela a potência e a necessidade de pesquisas e debates para fora das recomendações normativas, hoje escassas, em termos de educação sexual, saúde reprodutiva e enfrentamento à violência contra as mulheres como pautas de direitos humanos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mal-estar no século XXI e suicídio entre jovens

 BASTOS, Angélica; ZANOTTI, Susane Vasconcelos (org.). Mal-estar no século XXI e suicídio entre jovens. Rio de Janeiro: Contra Capa: FAPERJ, 2022.

 

 

No âmbito do programa de investigação “Psicopatologia e Psicanálise”, título de um Grupo de Trabalho da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (Anpepp), pesquisadores e professores da área de psicanálise têm testemunhado em sua experiência de pesquisa, extensão e supervisão clínica as formas hoje assumidas pelo mal-estar, sobretudo entre os jovens, tanto alunos quanto o público externo que procuram os serviços universitários de atendimento psicológico. Esta coletânea apresenta diversas formas de manifestação do sofrimento psíquico nos serviços de saúde das universidades, com destaque para o suicídio, de incidência crescente.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Saúde e COVID-19 no Brasil: um novo olhar interdisciplinar sobre a pandemia

CAMPOS, Luís Antônio Monteiro; PAIVA, Scheila Farias de; SILVA, Kelly Dayanne Oliveira; ABAD, Alberto (org.). Saúde e COVID-19 no Brasil: um novo olhar interdisciplinar sobre a pandemia. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2023.

 

Este trabalho interdisciplinar, elaborado entre 2021 e 2022, com nove capítulos e contando com a participação de pesquisadores de todo o Brasil, apresenta um amplo panorama da pandemia do COVID-19 no país. Destinado a estudantes, profissionais e acadêmicos, busca apresentar temas relacionados à crise sanitária para o desenvolvimento de programas que considerem o ser humano desde uma perspectiva biopsicossocial.







 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Política Nacional de Resíduos Sólidos e seus 10 anos de execução: balanço dos avanços e retrocessos

BASTOS, Valéria Pereira; MATTOS, Ubirajara Aluizio de Oliveira (org.). A Política Nacional de Resíduos Sólidos e seus 10 anos de execução: balanço dos avanços e retrocessos. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2021.


 

Este livro, financiado com recursos do Edital Programa de Apoio à Editoração- 2020, tem como objetivo apresentar uma análise do panorama legal referente à política socioambiental voltada para a gestão integrada de resíduos sólidos, instituída pela Lei n° 12.305, de 2010, verificando os avanços e retrocessos ocorridos ao longo de sua primeira década e foram discutidos princípios, objetivos e sujeitos impactados pelos preceitos da lei.









 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Educação e favela: refletindo sobre os antigos e novos desafios

FREIRE, Leticia de Luna; CUNHA, Neiva Vieira da (org.). Educação e favela: refletindo sobre os antigos e novos desafios. Rio de Janeiro: Consequência, 2022.




 

 

 

Esta coletânea é resultado do Seminário Educação e Favela, realizado na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em 3 de dezembro de 2019, com o objetivo de debater questões contemporâneas e relevantes acerca da relação entre educação e favela, a partir do contexto histórico-social da região metropolitana do Rio de Janeiro.







 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cartas do confinamento: ensino remoto e escritas na pandemia

 

VASCONCELOS, Maria Celi Chaves; SILVA, Alexandra Lima da (org.). Cartas do confinamento: ensino remoto e escritas na pandemia. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2023.



 

 

Este é um livro oriundo de ações vinculadas à disciplina “Estudos avançados de História da Educação II”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), ministrada pelas organizadoras Maria Celi e Alexandra, como forma de enfrentar o confinamento por ocasião da Covid-19 e, ao mesmo tempo, registrar memórias de seus cotidianos, por meio da escrita de cartas. Impossibilitados de frequentar aulas presenciais, dezoito alunas e três alunos foram instados a escrever uma carta a quem desejassem, e esse material foi reunido nesta publicação, constituindo uma memória sobre o período de confinamento.







 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Somos natureza: soluções baseadas na natureza para o desenvolvimento local

 

MACHADO, Gustavo. Somos natureza: soluções baseadas na natureza para o desenvolvimento local. Rio de Janeiro: Bambual: FAPERJ, 2022.

                                                                                           

                               

 

 

                                                                    

O livro do engenheiro e pesquisador Gustavo Machado preenche uma lacuna essencial que conecta pesquisas e práticas em pequena escala de construção de saneamento ecológico. São técnicas que consorciam o tratamento de esgoto em escala local e fecham o ciclo com a transformação do esgoto fértil que produz alimentos.





 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COVID-19: análises e representações da pandemia no estado do Rio de Janeiro


SEABRA, Vinicius da Silva; CARDOSO, Phillipe Valente (org.). COVID-19: análises e representações da pandemia no estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Consequência, 2022.


 

 



 

Este livro apresenta e discute o resultado de pesquisa em geoprocessamento sobre a pandemia da Covid-19 em nove distintos recortes espaciais/geográficos no Estado do Rio de Janeiro, que mostram a dependência da mudança de ritmo dos novos casos de contaminação da doença e óbitos com fatores socioeconômicos e geográficos. Os textos retratam o período inicial da pandemia, 2020, quando não havia vacinas.










 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Educação em ciências e saúde: história, consolidação e perspectivas

FALCÃO, Eliane Brígida; VILANOVA, Rita. Educação em ciências e saúde: história, consolidação e perspectivas. Rio de Janeiro: NUTES/UFRJ: Philae: FAPERJ, 2023.





 

 

 


Esta coletânea reúne textos relativos à história do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (Nutes-UFRJ) e textos apresentados no seminário que marcou a celebração dos quarenta anos de sua fundação, realizado em 2012. Os textos históricos são de Luiz Carlos Lobo, criador do Núcleo e seu primeiro diretor, e de Miriam Struchiner e Isabel Martins, diretoras em épocas distintas, que relatam o itinerário institucional, do contexto que levou à sua fundação ao processo de sua consolidação. Em seguida, são apresentados textos dos participantes do seminário, que abordam temas como o ensino de ciências da saúde, a tecnologia educacional, o currículo e a formação educacional nas ciências da saúde, entre outros.