Destaques da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde
Confira os títulos em destaque incorporados ao acervo da BHCS em Outubro de 2023
Preserving digital materials
WEATHERBURN, Jaye; HARVEY, Ross. Preserving digital materials. Lanham; Boulder; New York; London: Rowman & Littlefield, c2018.
Terceira edição da obra que fornece um levantamento do panorama da preservação digital, objetivando responder às questões do motivo da preservação digital, como e o que preservar, além da gestão dessas atividades e documentos derivados dela.
The Oxford handbook of global health politics
MCINNES, Colin; LEE, Kelley; YOUDE, Jeremy (ed.). The Oxford handbook of global health politics. New York: Oxford University, c2020.
O livro fornece uma visão geral sobre a política de saúde global. Destaca os pontos de vista sobre a saúde, não apenas como um assunto técnico, mas considerando a importância de desenvolver soluções baseadas em evidências para problemas do mundo real, e sobre a globalização, que, segundo o autor, mudou fundamentalmente a natureza da política de saúde no que se relaciona a idéias, interesses e instituições envolvidas.
Estado, sociedade e formação profissional em saúde: contradições e desafios em 20 anos de SUS
MATTA, Gustavo Corrêa; LIMA, Júlio César França (org.). Estado, sociedade e formação profissional em saúde: contradições e desafios em 20 anos de SUS. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2008.
No processo de construção do SUS, a temática da formação dos trabalhadores técnicos da saúde tornou-se uma preocupação crescente, alvo de ações públicas em face da escassez e má distribuição entre os estados brasileiros, mas principalmente por causa do grande contingente de trabalhadores com precária ou nenhuma formação profissional”, informam os organizadores na apresentação da obra que discute temas que abrangem desde a expropriação da classe operária à seguridade social, da globalização neoliberal à Reforma Sanitária até chegar à política educacional brasileira na sociedade do conhecimento e a educação dos trabalhadores da saúde, sob a égide da produtividade. Há uma necessidade inadiável de ‘renascer das cinzas’ e disputar os rumos e sentidos da sociedade e dos direitos do trabalho, da saúde e da educação como dimensões humanas fundamentais, opina o filósofo e educador Gaudêncio Frigotto na contracapa da publicação, que reflete avanços e dificuldades da política pública do país e indica caminhos para a superação de seus impasses. Assim, em dez capítulos, cada qual escrito por especialistas das mais variadas áreas do conhecimento, constrói-se no livro uma multiplicidade de olhares acerca do tema principal.
BRIZOLA, Jaqueline. A terrível moléstia: varíola, vacina e epidemia ao sul do Império do Brasil. São Leopoldo: Oikos, 2022.
A marcha assustadora da varíola no século XIX, seu impacto entre a população de Porto Alegre e as diferentes posturas que se estabeleceram contra a doença naquele período são temas abordados neste livro, tendo como pano de fundo os conflitos gerados a partir da regulamentação da vacina em 1846 enquanto política condenada pelo Estado Imperial.
LOPES, Fábio Henrique. Suicídio: teia discursiva e relações de poder na imprensa campineira, final do Século XIX. Campinas: Centro de Memória Unicamp; Arte Escrita, 2006.
Esta obra propõe estudar o suicídio na cidade de Campinas, no período de 1876 a 1900, destacando casos de suicídio publicados pela imprensa, algumas teses médicas sobre o assunto defendidas no final do século XIX, o Código Criminal do Império do Brasil e o Código Penal de 1890, além de dicionários médicos, boletins de sociedades de Medicina, também, contos e crônicas de autores campineiros contidos em jornais, artigos médicos e, entre outras tantas fontes, uma bibliografia específica visando compreensão da concepção espírita sobre o suicídio.
Praça XV: projetos do espaço público
COLCHETE FILHO, Antonio. Praça XV: projetos do espaço público. Rio de Janeiro: 7Letras; PROURB; FAPERJ, c2008.
Nesta obra, o autor traz temas arquitetônicos e urbanísticos intrinsecamente relacionados à história da cidade do Rio de Janeiro e, mais especificamente, aos monumentos, mobiliários e à arte pública da Praça XV.
Utopias latino-americanas: política, sociedade, cultura
PRADO, Maria Ligia Coelho (org.). Utopias latino-americanas: política, sociedade, cultura. São Paulo: Contexto, 2021.
Esta obra, organizada pela historiadora Maria Ligia Prado, um dos grandes nomes da área no Brasil, reúne importantes especialistas de toda América Latina que examinam a historicidade da utopia no continente.
Os historiadores e os rios: natureza e ruína na Amazônia Brasileira
LEONARDI, Victor Paes de Barros. Os historiadores e os rios: natureza e ruína na Amazônia Brasileira. Brasília: UnB; Paralelo 15, 1999.
Sem perder a visão regional e o contexto mundial, mas fiel à busca de explicar o arruinamento do Airão, Victor Leonardi consegue indicar o alcance das ocupações da Amazônia, contribuindo para derrubar o mito da “natureza pura”, tão buscado pelos defensores da intocabilidade. Na verdade, é admirável descobrir que a região do maior parque nacional do Brasil, o Jaú, foi habitada amplamente por várias etnias que dela tiraram seu sustento e alimentaram o mercantilismo mundial com diversos produtos da floresta.
Lei, justiça e cidadania: direitos, vitimização e cultura política na região metropolitana do Rio de Janeiro: sinopse dos resultados da pesquisa.
CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DO BRASIL. Lei, justiça e cidadania: direitos, vitimização e cultura política na região metropolitana do Rio de Janeiro: sinopse dos resultados da pesquisa. Rio de Janeiro: CPDOC-FGV; ISER, 1997.
Destina-se a divulgar os principais resultados do levantamento realizado pelo CPDOC/FGV e pelo ISER relacionados com os aspectos sociais, culturais e políticos dos cidadãos da região metropolitana do Rio de Janeiro.
Publication manual of the American Psychological Association: the official guide to APA style
AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. Publication manual of the American Psychological Association: the official guide to APA style. Washington, DC: American Psychological Association, c2020.
Manual de estilo da American Psychological Association (APA) escolhido por escritores, pesquisadores, editores, estudantes e educadores nas áres de ciências sociais e comportamentais, ciências naturais, enfermagem, comunicações, educação, negócios, engenharia entre outros campos de atuação e conhecimento. Conhecido por seu sistema de referência e citação confiável e fácil de usar, este manual de publicação também oferece orientação sobre a escolha de títulos, tabelas, figuras, linguagem e tom que resultarão em melhor e mais completa comunicação acadêmica. Ele orienta os usuários através do processo de escrita acadêmica - desde a ética da autoria, passando pelo relato da pesquisa, finalizando na publicação do documento acadêmico, atingindo a excelência na escrita.