Fundao Oswaldo Cruz

Webmail

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Destaques da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde

 

Confira os títulos em destaque incorporados ao acervo da BHCS em Setembro de 2023

 

 

 

 

Archival arrangement and description: analog to digital


HAMILL, Lois. Archival arrangement and description: analog to digital. Lanham; Boulder; New York; London: Rowman & Littlefield, c2017.

 

 

 

Ensino das principais funções de organização e catalogação descritiva de acervo digital. Traz um resumo histórico que permite que novos arquivistas avaliem as mudanças propostas para arquivos digitais. Depois de apresentar os fundamentos da disposição e descrição de materiais analógicos, o texto segue para o material digital incorporando o modelo de preservação OAIS (Open Archival Information System) - no Brasil, SAAI (Sistema Aberto de Arquivamento de Informação) -, com exemplos detalhados.

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

The librarian's introduction to programming languages: a LITA guide

THOMSETT-SCOTT, Beth (ed.). The librarian's introduction to programming languages: a LITA guide. Lanham; Boulder; New York; London: Rowman & Littlefield, c2016.

 

                                                                                                                                         

Este livro traz uma visão geral sobre linguagem de programação usada em bibliotecas, incluindo exemplos práticos, com o objetivo de auxiliar bibliotecários, porém, além destes, também a administradores, estudantes, educadores entre outros interessados no assunto.




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Digital preservation metadata for practitioners: implementing PREMIS

DAPPERT, Angela; GHENTHER, Rebecca Squire; PEYRARD, Sébastien (ed.). Digital preservation metadata for practitioners: implementing PREMIS. Cham: Springer, 2016.

 

 

Este livro traz questões fundamentais relacionadas aos metadados de preservação digital com uma cobertura aprofundada das questões relativas ao seu uso prático e implementação. Ele ajuda os leitores a entender quais informações precisam ser consideradas na especificação de um perfil de metadados de preservação digital para garantir que corresponda a seus tipos de conteúdo individuais, infraestrutura técnica e necessidades organizacionais, fornecendo orientação prática e exemplos. A obra é destinada a gestores de repositórios de preservação digital e analistas de metadados responsáveis por metadados de preservação digital, bem como a alunos de programas de graduação em Biblioteconomia, Ciência da Informação e Arquivologia, além de toda pessoa que precise gerenciar ativos digitais de qualquer forma com a intenção de preservá-los por um período de tempo indefinido.




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

La France et ses médecins en Extrême-Orient du XVIe au milieu du XXe siècle

AUBRY, Pierre. La France et ses médecins en Extrême-Orient du XVIe au milieu du XXe siècle. Paris: L'Harmattan, c2022.

 

Este livro trata do papel dos médicos nas expedições comandadas pela França ao Extremo Oriente, do século XVI à primeira metade do século XX. Começando pela presença da França com a Companhia das Índias Orientais e os missionários no Sião e no Vietnã, depois ocupando militarmente o Vietnã e toda a Indochina. Finalmente, esteve presente na China ao lado de outras potências estrangeiras, em particular a Grã-Bretanha. Os médicos lutaram contra doenças infecciosas, especialmente a peste, e participaram da revolução pasteuriana. Eles também foram exploradores, antropólogos e naturalistas. Uma contribuição especializada e importante para a história da descoberta pela França do Extremo Oriente (Sião, Indochina, China, Japão), bem como para a história da medicina.






 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Governança arquivística em organizações públicas e privadas no Brasil: teoria e prática

CUNHA, Francisco José Aragão Pedroza; MATOS, Maria Teresa Navarro de Britto; LIMA, Gillian Leandro de Queiroga (org.). Governança arquivística em organizações públicas e privadas no Brasil: teoria e prática. Salvador: EdUFBA, 2022.


 

Obra escrita por professores e pesquisadores da área de Arquivologia, bem como por profissionais vinculados ao arquivos públicos e privados no Brasil, reúne reflexões teóricas e relatos de experiências sobre as práticas da governança arquivística, originadas em discussões e trabalhos apresentados no II Seminário Nacional de Governança Arquivística, realizado em novembro de 2022.







 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

The no-nonsense guide to born-digital content

RYAN, Heather; SAMPSON, Walker. The no-nonsense guide to born-digital content. London: Facet, 2018.




 

 

 

Este livro é um guia básico e abrangente para bibliotecários e arquivistas que gerenciam ou planejam gerenciar documentação digital.





 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

The complete guide to personal digital archiving

 

MARSHALL, Brianna H. (ed.). The complete guide to personal digital archiving. London: Facet, 2018.


 

 

Obra destinada aos bibliotecários e profissionais da informação em geral com o objetivo de orientar e auxiliar na tarefa da gestão da informação digital pessoal. Este livro ajuda com dicas e princípios sobre como armazenar, compartilhar e preservar os documentos digitais.





 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Is digital different?: how information creation, capture, preservation and discovery are being transformed

 

MOSS, Michael; ENDICOTT-POPOVSKY, Barbara; DUPUIS, Marc J. (ed.). Is digital different?: how information creation, capture, preservation and discovery are being transformed. London: Facet, 2015.

                                                                                           

                               

 

 

                                                                    

Este livro, destinado ao interesse de estudantes e acadêmicos, pesquisadores e arquivistas em todo o mundo, reúne especialistas para explorar o papel dos profissionais da informação na transição de um ambiente analógico para um digital e destaca como os sistemas de informação vêm sendo moldados por tecnologias disponíveis que transformaram a criação, captação, descoberta e preservação de informação.





 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sem consentimento: a ética na divulgação de informações pessoais em arquivos públicos


MACNEIL, Heather. Sem consentimento: a ética na divulgação de informações pessoais em arquivos públicos. Belo Horizonte: UFMG, c2019.



 

 



 

Esta obra trata das questões teóricas e práticas associadas à administração do acesso a informações pessoais de propriedade do governo em geral, bem como a informações pessoais mantidas nos arquivos do governo especificamente. Trata ainda do equilíbrio que os arquivistas devem buscar para negociar acesso a estas informações, como conciliar interesses de pesquisa e privacidade em relação à divulgação dessas informações, tendo em vista a responsabilidade profissional.









 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Normas Vancouver: guia para elaboração de trabalhos acadêmicos

VIEIRA, Ricardo Quintão; SANNA, Maria Cristina. Normas Vancouver: guia para elaboração de trabalhos acadêmicos. São Paulo: SENAC São Paulo, 2016.




 

 

 


Guia destinado, principalmente, aos alunos de graduação e pós-graduação, elaborado com o objetivo de auxiliar na padronização de referências e citações baseadas nas normas Vancouver, com vários exemplos, visando facilitar a compreensão da aplicação da norma.