Fundao Oswaldo Cruz

Webmail

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Destaques da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde

 

 

 

 

Médicos do sertão: ciência, saúde e doenças em Goiás, 1947-1960

VIEIRA, Tamara Rangel. Médicos do sertão: ciência, saúde e doenças em Goiás, 1947-1960. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2022.

 

 

 

 Acompanha o processo de institucionalização da medicina em Goiás, mostrando como um grupo de jovens construíram uma comunidade médica de pesquisa e ensino capaz de dialogar com seus pares, nacional e internacionalmente.




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A circulação e aplicação da psicocirurgia no Hospital Psiquiátrico do Juquery, São Paulo: uma questão de gênero (1936-1956)

TOLEDO, Eliza Teixeira de. A circulação e aplicação da psicocirurgia no Hospital Psiquiátrico do Juquery, São Paulo: uma questão de gênero (1936-1956). Porto Alegre: ediPUCRS, 2022.

 

                                                                                                                                         

A partir da história da psicocirurgia, especialmente de seu desenvolvimento como técnica aceita pela comunidade médica, sua circulação entre atores e instituições da ciência psiquiátrica e sua aplicação em pacientes do Hospital Juquery, em São Paulo, realiza um estudo detalhado das práticas médicas, indicando como escolhas terapêuticas representam adesões a racionalidades e estilos de pensamento específicos, mas também indicam processos sociais fortemente marcados pelas relações de gênero.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma história das leishmanioses no novo mundo: (fins do século XIX aos anos 1960): Amazônia, volume 2

BENCHIMOL, Jaime Larry; PEIXOTO, Cláudio de Oliveira. Uma história das leishmanioses no novo mundo: (fins do século XIX aos anos 1960): Amazônia, volume 2. Rio de Janeiro: Garamond; Fiocruz, 2022.

 

 


Analisam os fatores biológicos, sociais e ambientais responsáveis pela ocorrência da doença na Amazônia mostrando os cientistas e sanitaristas que tiveram papel fundamental nas pesquisas sobre essa e outras endemias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A primeira vacina 100% brasileira contra a Covid-19: a conquista de Bio-Manguinhos/Fiocruz

MEDEIROS, Mauricio Zuma; FIALHO, Beatriz de Castro; SOARES, Priscila Ferraz; LACERDA, Daniel Pacheco (org.). A primeira vacina 100% brasileira contra a Covid-19: a conquista de Bio-Manguinhos/Fiocruz. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2022.

 

Expõe um panorama que perpassa pela origem do vírus, por mecanismos de transmissão do SARS-coV-2, pelo processo de desenvolvimento de vacinas e pelos instrumentos regulatórios e legais para garantir o acesso à vacinação.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acesso às urgências e atenção hospitalar: uma questão de direitos humanos

O'DWYER, Gisele; KONDER, Mariana. Acesso às urgências e atenção hospitalar: uma questão de direitos humanos. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2022.

 

 

Descreve as redes assistenciais sua formulação teórica e implementação no Brasil, apresenta o SAMU. Mostra a história, a função e as tipologias de hospitais. comenta sobre as estratégias de diferentes países para atender às urgências de forma integrada.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O saneamento e a politização da higiene no Rio Grande do Sul: (1828-1930)

RÜCKERT, Fabiano Quadros. O saneamento e a politização da higiene no Rio Grande do Sul: (1828-1930). São Leopoldo: Oikos ; Unisinos, 2021.


 

 

 

Oferece elementos para uma reflexão sobre as dificuldades enfrentadas pelo Brasil para promover a desejada universalização do abastecimento de água e para prover as cidades de sistemas de coleta e tratamento de esgoto.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tecnocratas e a política de seca e desenvolvimento no Brasil do Século XX

 

BUCKLEY, Eve E. Tecnocratas e a política de seca e desenvolvimento no Brasil do Século XX. Campinhas: Ed. UNICAMP, c2021.

 

 

 

Examina a ciência e a tecnologia como instrumentos problemáticos de reforma social em uma região empobrecida da América Latina. Investiga os tecnocratas brasileiros do século XX considerando a imprevisibilidade do clima e os riscos que impõe a paisagens nas quais a pobreza está enraizada.



 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Da educação sanitária à educação em Saúde: uma travessia na história da ciência (1940-1971)

 

CHAVES, Bráulio Silva. Da educação sanitária à educação em Saúde: uma travessia na história da ciência (1940-1971). Belo Horizonte: Fino Traço, 2022.

                                                                                           

                               

 

 

                                                                                   


Análise sobre as imbricações de educação e saúde em um período importante para a história brasileira. Apresenta reflexões epistemológicas ao explorar o significado e os desdobramentos da proposta da Organização Mundial da Saúde para a saúde.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seca silenciosa, saúde invisível: um desastre naturalizado no semiárido do Brasil


SENA, Aderita Ricarda Martins de; ALPINO, Tais de Moura Ariza. Seca silenciosa, saúde invisível: um desastre naturalizado no semiárido do Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2022.


 

 



 

A seca é apenas um evento climático de origem natural ou também é um desastre social, que tem forte impacto na saúde, no bem-estar e no desenvolvimento humano? Esse é um dos principais pontos de Seca Silenciosa, Saúde Invisível: um desastre naturalizado no Semiárido do Brasil, obra escrita pelas pesquisadoras Aderita Ricarda Martins de Sena e Tais de Moura Ariza Alpino, que aborda questões específicas do evento climático de seca, com ênfase no Semiárido do Brasil (SAB). Durante as pesquisas, as autoras observaram os efeitos da seca sobre a sociedade e sobre os determinantes da saúde, considerando os contextos do desenvolvimento sustentável ambiental, econômico e social. As escritoras caracterizam a seca como um fenômeno ambiental que evolui de forma lenta e silenciosa, o que não motiva a agir de forma urgente: “Trata-se de uma situação diferente de outros tipos de eventos climáticos que surgem de forma aguda e intensiva, como, por exemplo, as inundações, que recebem uma resposta imediata”, complementa Carlos Corvalan, doutor em Saúde Ambiental e professor adjunto da Escola de Saúde Pública da Universidade de Sydney (Austrália), no prefácio da obra. Dessa forma, elas constataram que o setor da Saúde se torna invisível em suas respostas por não perceber os efeitos a curto prazo, deixando, assim, de agir urgentemente.




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Parto na Luz do Daime: corpo e reprodução entre mulheres na vila Irineu Serra

 

BARRETTO, Juliana N. R. O Parto na Luz do Daime: corpo e reprodução entre mulheres na vila Irineu Serra. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2022.

 

 

 


Investiga o universo simbólico e prático corporal feminino, permitindo a compreensão do entrelaçamento entre a assistência ao parto e a cosmologia religiosa do Daime vivenciada por essas mulheres.