Fundao Oswaldo Cruz

Webmail

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Destaques da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde

 

 

 

 

Desenvolvimento, ambiente e saúde: implicações da (des)localização industrial

RIGOTTO, Raquel Maria. Desenvolvimento, ambiente e saúde: implicações da (des)localização industrial. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2008.

 

 

 

 Este livro é resultado de estudo que advém de um esforço empreendido na perspectiva de melhor compreender a dinâmica recente da política de industrialização brasileira contemporânea, especialmente a nordestina. Com fundamentação teórica e embasamento metodológico, a autora questiona a sustentabilidade do desenvolvimento sustentável, ultrapassando os muros das instituições científicas e acadêmicas, se convertendo em fonte de farto material de pesquisa.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mudanças climáticas, desastres e saúde

BARCELLOS, Christovam; CORVALÁN, Carlos; SILVA, Eliane Lima e (org.). Mudanças climáticas, desastres e saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2022.

 

                                                                                                                                         

O livro pretende contribuir com estratégias para aumentar a resiliência do setor saúde e das comunidades em face das mudanças climáticas e seus impactos. A obra mostra que mudanças ambientais e climáticas interagem entre si, abordando como a complexa relação entre saúde e ambiente vem sendo cada vez mais discutida.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A evolução dos biotérios no Instituto Soroterápico Federal de Manguinhos, de 1900 a 1993

SANTOS, Carlos Virgínio Codá dos; FRAJBLAT, Marcel; CODÁ, Virgínia. A evolução dos biotérios no Instituto Soroterápico Federal de Manguinhos, de 1900 a 1993. Rio de Janeiro: H. P. Comunicação Associados, 2019.

 

 


O objetivo principal desse livro foi a realização de uma linha do tempo concernente à evolução dos biotérios do Instituto Soroterápico Federal de Manguinhos, atualmente Fundação Oswaldo Cruz, desde sua origem em 1900, até chegar ao nível de uma instituição respeitada na comunidade científica mundial.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Saúde do trabalhador em tempos de desconstrução: caminhos de luta e resistência

VASCONCELLOS, Luiz Carlos Fadel de. et al. Saúde do trabalhador em tempos de desconstrução: caminhos de luta e resistência. Rio de Janeiro: Cebes, 2021.

 

Neste livro estão reunidos textos, ensaios, experiências pessoais, relatos e sínteses de artigos científicos que amplificam as reflexões sobre os atuais caminhos de luta e resistência da saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras, a articulação com a conjuntura econômica e sanitária do SUS e com o controle social.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Crônicas da cidade do Rio de Janeiro

SANTOS, Noronha. Crônicas da cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Padrão, 1981. v. 1.

 

 

Este livro reúne artigos sobre a vida na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, escritos por Francisco Agenor Noronha Santos (pesquisador da história carioca) e pesquisados em jornais e revistas antigas pelo historiador Paulo Berger. Esta pesquisa foi realizada na Biblioteca Nacional, no Arquivo Nacional, na Fundação Casa de Rui Barbosa e em bibliotecas particulares.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sistemas alimentares, fome e insegurança alimentar e nutricional no Brasil

SALLES-COSTA, Rosana; FERREIRA, Aline Alves; CASTRO JUNIOR, Paulo; BURLANDY, Luciene. Sistemas alimentares, fome e insegurança alimentar e nutricional no Brasil. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2022.


 

 

 

Neste livro abordam-se questões que influenciam diariamente a vida de milhões de pessoas: a fome, a insegurança alimentar e nutricional, a desnutrição, a obesidade e as doenças crônicas não transmissíveis (DNCT), buscando-se compreender as relações desses fenômenos com a pobreza e as desigualdades socioeconômicas no âmbito dos sistemas alimentares.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os direitos humanos à água e ao saneamento

 

HELLER, Léo. Os direitos humanos à água e ao saneamento. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2022.

 

 

 

Este livro destina-se tanto àqueles que pretendem ampliar sua interpretação sobre os direitos humanos à água e ao saneamento básico (DHAS), como também àqueles que pretendem transformar, por militância ou atuação acadêmica comprometida com a causa, a realidade daqueles que tem tido negado o acesso a esses serviços essenciais.


 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Epidemiologia, políticas e determinantes das doenças crônicas não transmissíveis no Brasil

 

FREESE, Eduardo (org.). Epidemiologia, políticas e determinantes das doenças crônicas não transmissíveis no Brasil. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2006.

                                                                                           

                               

 

 

                                                                                   


Nos vários capítulos deste livro, os autores de maneira crítica e reflexiva identificam, analisam e propõem formas de enfrentamento às doenças crônicas não transmissíveis pelo Estado e pela sociedade. São apresentados alguns novos conceitos e enfatizadas medidas coletivas e individuais de promoção à saúde e prevenção deste complexo grupo de enfermidades.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O hospício da Praia Vermelha: do Império à República (Rio de Janeiro, 1852-1944)


VENANCIO, Ana Teresa A.; DIAS, Allister Teixeira (org.). O hospício da Praia Vermelha: do Império à República (Rio de Janeiro, 1852-1944). Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; São Paulo: UNIFESP, 2022.


 

 



 


Analisa a história dessa instituição, lugar atravessado por práticas, saberes e redes de interesses diversos, ambiente que formou várias gerações de médicos.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Memória histórica da Faculdade de Medicina da Universidade do Pará: 1950-1971: da federalização à reforma universitária Aristóteles Guilliod de Miranda

 

ABREU JUNIOR, José Maria de Castro; MIRANDA, Aristoteles G. de. Memória histórica da Faculdade de Medicina da Universidade do Pará: 1950-1971: da federalização à reforma universitária Aristóteles Guilliod de Miranda. Belém: Paka-Tatu, 2022.

 

 

 


Conta a trajetória da centenária faculdade, peça fundamental para aa criação da Universidade do Pará, abordando diversos aspectos e fatos ocorridos no tempo em destaque.