Destaques da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde
Salud en emergencia: historia de as batallas contra las epidemias y la COVID-19
CUETO, Marcos. Salud en emergencia: historia de as batallas contra las epidemias y la COVID-19. Lima: Taurus, 2022.
Aborda o impacto do desenvolvimento e das consequências das epidemias que tem preocupado o planeta. Para traçar um panorama, o autor concentra o estudo nas percepções e testemunhos dos pacientes e trabalhadores da saúde que não pertencem às elites médicas.
História do Brasil em 25 mapas
DORÉ, Andréa; FURTADO, Junia F. (org.). História do Brasil em 25 mapas. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
De um planisfério de 1502 a softwares que acompanham via satélite o desmatamento na Amazônia no século XXI, das organizações de comunidades quilombolas ao Plano Piloto, História do Brasil em 25 mapas traz um estudo inédito, feito por pesquisadores e pesquisadoras das mais diferentes áreas, para pensar o Brasil a partir de sua cartografia. Segundo Andréa Doré e Junia Furtado, organizadoras deste livro, “os mapas não falam só sobre o que eles representam. Por vezes, dizem mais sobre o que calam, e seus silêncios se tornam eloquentes”. Objetos de cuidadosa investigação para revelar seus significados ― por vezes bem claros; outras, quase ocultos ―, nenhum dos componentes de um mapa é escolhido por acaso. América portuguesa, Brasil holandês, Companhia de Jesus, contrabando, revoltas rurais, povos originários, imigração, epidemias e ditadura ― estes são alguns dos grandes temas abordados no volume. Embora organizados em ordem cronológica, começando com o clássico Planisfério de Cantino ― reproduzido em cores em um caderno de imagens com os principais mapas do volume ―, os capítulos deste livro não precisam ser lidos em sequência, assim como a história do Brasil não deve ser lida de forma linear. Além dos 25 mapas em destaque ― ponto de partida para cada análise aqui retratada ―, são recuperadas cartas e outros elementos que contribuem para o diálogo e o entendimento do assunto abordado. Nesta incontornável coletânea sobre a cartografia do Brasil, são apresentados atlas, cartas de afluentes, cartazes e mapas que registram o passado do país para contar aos leitores uma nova história a partir de detalhes ― ou da ausência destes.
A modernidade na arquitetura hospitalar: contribuições para sua historiografia, volume I
AMORA, Ana M. G. Albano; COSTA, Renato da Gama-Rosa (org.). A modernidade na arquitetura hospitalar: contribuições para sua historiografia, volume I. Rio de Janeiro: PROARQ, 2019.
A publicação pretende contribuir para ampliar as discussões e conhecimentos acerca da história dos espaços de saúde nas Américas, em especial os hospitais, locais a que recorremos em algum momento de nossas vidas, embora pouco nos preocupemos com ele enquanto espaço de memória, reflexão e objeto de pesquisa acadêmica, seja do ponto de vista histórico, arquitetônico ou cultural.
GOTTSCHALL, Carlos A. M. (org.). Bases Históricas da Cardiologia e desenvolvimento no Brasil. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2021.
A obra é dividida em duas partes, a primeira conta as origens da Cardiologia desde a visão antiga da ciência com as primeiras noções dos gregos sobre vasos sanguíneos, coração e circulação como também, a descoberta da circulação pulmonar e as pesquisas do médico e cientista inglês William Harvey, considerado o pai da Cardiologia e responsável pela descoberta da circulação do sangue, uma das mais importantes do milênio. Aborda também as primeiras medidas do coração, as primeiras drogas para o tratamento de doenças cardiológicas, o estetoscópio, o surgimento do eletrocardiograma e as peculiaridades da estrutura do miocárdio.
ROTARY INTERNACIONAL. Distrito 4651 (Santa Catarina). Poliomielite: um guia prático para entender a erradicação da doença. Florianópolis: Rotary, 2015.
Este livro é um importante documento que fala sobre a poliomielite. Cita a forma como os vírus são silenciosamente espalhados, antes que os primeiros infectados apresentem os primeiros casos de paralisia. Fala, também, que uma em cada 200 infecções causa paralisia irreversível, principalmente das pernas e que as crianças são as mais afetadas. Destaca: a importância da vacina na prevenção e erradicação da doença, porque não há cura; que a estratégia para erradicar a doença é imunizar as crianças; o combate contra a pólio é um dos maiores desafios das últimas décadas, além do desejo de que a doença faça parte apenas dos livros de história como uma "antiga doença que foi erradicada em nossos dias".
Health policy an introduction to process and power
WALT, Gill. Health policy an introduction to process and power. London: Zed Books, 1994.
Em sua exploração do poder, o livro enfoca o papel do Estado no contexto de grupos de interesse e outros atores. Examina a natureza dos sistemas políticos e até que ponto a participação é incentivada. Também explora questões de influência global, perguntando até que ponto o Norte molda as políticas de saúde no Sul. Em sua exploração de processos, o livro pergunta como as questões entram na agenda política, quais são os processos de formulação e quem são os atores influentes.
Profissões, burocracias e saberes: perspectivas históricas (Brasil/ Argentina/ Chile - séculos XIX e XX)
KORNDÖRFER, Ana Paula; VARGAS, Jonas Moreira; VIANNA, Marcelo (org.). Profissões, burocracias e saberes: perspectivas históricas (Brasil/ Argentina/ Chile - séculos XIX e XX). Jundiaí – SP: Paco Editorial, 2019.
Em “Profissões, burocracias e saberes: perspectivas históricas (Brasil/Argentina/Chile - séculos XIX e XX)” os capítulos e seus pesquisadores trazem novas e revigorantes preocupações para uma área ampla que tem sido nomeada, de forma genérica, de história social das profissões. A história social aqui oferecida situa-se, portanto, numa tendência da pesquisa histórica contemporânea que busca realçar características sociais de dinâmicas profissionais coletivas e individuais, analisando background social e familiar, formação acadêmica, atuação acadêmica e burocrática. Esta publicação é destinada a pesquisadores, professores, profissionais e interessados pelo tema.
Routledge handbook of global public health
PARKER, Richard Guy; SOMMER, Marni (ed.). Routledge handbook of global public health. Abingdon; New York: Routledge, 2011.
Este texto aborda questões emergentes e conceituações na saúde global, expandindo as prioridades críticas neste campo em rápida evolução. Ele fornece uma visão geral oficial para estudantes, profissionais, pesquisadores e formuladores de políticas preocupados com a saúde pública em todo o mundo.
História da saúde pública no Brasil
BERTOLLI FILHO, Claudio. História da saúde pública no Brasil. São Paulo: Ática, 2006.
Apresenta a história da Saúde Pública no Brasil incluindo os períodos da colonização à República, a era Vargas, a era da democratização (1945-1964) com a criação do Ministério da Saúde, a época do regime militar iniciado em 1964, a crise da saúde e a criação do SUS nos anos 80 e 90 (CAC).
Feitos para curar: a arquitetura hospitalar e o processo projetual no Brasil
TOLEDO, Luiz Carlos. Feitos para curar: a arquitetura hospitalar e o processo projetual no Brasil. Rio de Janeiro: ABDEH, 2020.
Traça o percurso evolutivo dos hospitais. Explica os diversos setores hospitalares e suas funções, orientando quem trabalha em projetos de infraestrutura em saúde.