Fundação Oswaldo Cruz

Webmail

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Destaques da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde

 

 

Questão social e políticas sociais no Brasil contemporâneo

JACCOUD, Luciana (org.). Questão social e políticas sociais no Brasil contemporâneo. Brasília: IPEA, 2005.

 

 

 

Este livro é resultado de estudos e pesquisas de técnicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) sobre as políticas sociais ao longo da última década. Na primeira parte do livro o leitor é remetido a um exame atento da formação histórica do mercado de trabalho brasileiro rural e urbano; a segunda parte apresenta o quadro geral das políticas sociais no âmbito federal implementadas no período 1990-2002. É destacado o papel que a sociedade vem assumindo na formação, implementação e no controle das políticas públicas. O conjunto dos estudos convida o leitor para uma reflexão sobre as interações entre desenvolvimento e política social.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como fazer teses em saúde pública: conselhos e idéias para formular projetos e redigir teses e informes de pesquisas

TOBAR, Federico; YALOUR, Margot Romano. Como fazer teses em saúde pública: conselhos e idéias para formular projetos e redigir teses e informes de pesquisas. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2003.

 

                                                                                                                                         

O leitor encontrará um conjunto de conceitos claramente apresentados e de orientações referentes ao que significa realizar um trabalho acadêmico na área da Saúde Pública, como organizá-lo, planejá-lo e redigi-lo. O estilo coloquial e a forma didática com que os autores apontam caminhos, do conceitual ao operacional, da elaboração do projeto à apresentação dos resultados da pesquisa, fundamenta e desmistifica as técnicas de investigação e redação científica, valorizando a qualidade da produção do conhecimento, sem que se perca, no ofício de pesquisador, a arte do processo de criação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O amigo americano: Nelson Rockefeller e o Brasil

TOTA, Antonio Pedro. O amigo americano: Nelson Rockefeller e o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

 

 

Neste livro o autor traça o perfil do político e empresário Nelson Aldrich Rockefeller. Herdeiro de uma das maiores fortunas do mundo, foi governador do estado de Nova York por quatro mandatos e vice-presidente dos Estados Unidos. Porém, o que se destaca neste relato é sua relação com o Brasil e seu legítimo interesse pelo país, como investidor, patrocinador e empresário, nas mais variadas atividades, desde o cultivo da borracha até o planejamento urbanístico de São Paulo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Saúde e Doenças no Brasil: perspectivas entre a história e a literatura

SANTOS, Nádia Maria Weber; LIMA, Zilda Maria Menezes (org.). Saúde e Doenças no Brasil: perspectivas entre a história e a literatura. Porto Alegre: Editora Fi, 2018.

 

Esta obra transdisciplinar resulta da contribuição de pesquisadores de universidades e centros de pesquisa do Brasil sobre o binômio saúde/doença numa perspectiva histórica, porém numa forma literária - romances, contos, novelas, diários, escritas de memorialistas, arquivo digital, entre outros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Rotary and the gift of a polio-free world: volume I: making the promise

COOK, Sarah Gibbard. Rotary and the gift of a polio-free world: volume I: making the promise. Evanston: Rotary, c2013.

 

Este documento é o primeiro volume, de três, que trata do Programa PolioPlus, criado nos anos 1980 pela organização mundial Rotary International para imunizar crianças de todo o mundo, além da erradicação global da pólio. Fala que, durante a década seguinte, este programa e outras iniciativas convergiram na Iniciativa Global de Erradicação da Pólio (Global Polio Eradication Initiative - GPEI, em inglês), passando pela história das crianças vítimas da doença. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Creating a tradition of biomedical research: contributions to the history of the Rockefeller University

STAPLETON, Darwin H. (ed.). Creating a tradition of biomedical research: contributions to the history of the Rockefeller University. New York: The Rockefeller University Press, c2004.



 

 

 

Este livro reúne 15 ensaios sobre o desenvolvimento da pesquisa na Rockefeller University, uma das principais organizações científicas do mundo. Após dois capítulos de definição de contexto, o livro concentra-se em estudos de caso que demonstram como a universidade se tornou eminente em muitos campos, incluindo cultura de tecidos, pesquisa de câncer e biologia celular. As contribuições de pesquisadores notáveis são destacadas e o emprego de mulheres cientistas é discutido.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Routledge handbook on the politics of global health

PARKER, Richard; GARCIA, Jonathan (ed.). Routledge handbook on the politics of global health. Abingdon; New York: Routledge, 2019.


 

 

Este livro trata dos principais problemas e desafios de saúde pública, que ocuparam um lugar central no cenário global no início do século XXI, suas causas e possíveis soluções. Trata, também, do papel das agências intergovernamentais, dos doadores bilaterais ou unilaterais, das instituições e iniciativas públicas, além da disseminação de políticas e programas neoliberais e os regimes de comércio internacional existentes e os direitos de propriedade intelectual. Este volume avalia criticamente como o setor de saúde global evoluiu e como os interesses de diversas partes interessadas políticas e econômicas estão moldando o contexto de um cenário institucional em rápida mudança. O texto fornece uma visão geral oficial para estudantes, profissionais, pesquisadores e formuladores de políticas que trabalham ou se preocupam com a política de saúde pública em todo o mundo.

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A history of public health

 

ROSEN, George. A history of public health. Baltimore: Johns Hopkins University Press, c1993.

                                                                                           

                                                                                                                  

Desde sua publicação em 1958, o tratado clássico de George Rosen permaneceu como o único relato internacional abrangente da história da saúde pública. O autor discute a evolução da saúde pública na Grécia clássica, Roma imperial, Inglaterra, França, Espanha, Itália, Alemanha, Estados Unidos e outros países. Ele também apresenta as vidas e contribuições históricas de grandes figuras da saúde pública. Abordando o assunto de forma ampla, Rosen considera os problemas de saúde da comunidade de diferentes períodos em termos de seus padrões políticos, sociais e econômicos. Entre os temas discutidos estão: prevalência de doenças, abastecimento de água e esgotamento sanitário, teoria epidemiológica, saúde materno-infantil, nutrição, saúde do trabalhador, educação em saúde, gestão em saúde pública, controle de doenças transmissíveis, assistência médica, estatísticas, políticas públicas e geografia médica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ensaios de história das ciências no Brasil: das luzes à nação independente

KURY, Lorelai; GESTEIRA, Heloisa (org.). Ensaios de história das ciências no Brasil: das luzes à nação independente. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012.


 

 



 

A história deste livro é marcada pelas comemorações em torno dos duzentos anos da transferência da corte portuguesa para o Rio de Janeiro. Os autores foram convidados pelas organizadoras a apresentarem suas ideias sobre as ciências e a tecnologia no Brasil. Os estudos reunidos aqui estão centrados em três períodos distintos, desde o Tratado de Madri (1750), a expulsão dos Jesuítas (1759) e a transferência da capital do vice-reino para o Rio de Janeiro (1763), passando pela mudança da corte para o Rio de Janeiro, chegando à Independência e à afirmação da unidade nacional brasileira, em resumo, entre o século das Luzes, passando pelo desenvolvimento das ciências no Brasil e Portugal, até a independência política do Brasil.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mapping AIDS: visual histories of an enduring epidemic

ENGELMANN, Lukas. Mapping AIDS: visual histories of an enduring epidemic. Cambridge; New York: Cambridge University Press, 2018.

 

 

 

Neste livro, a história da epidemia é recontada por meio de fotografias clínicas, mapas epidemiológicos e ícones do HIV, indagando como essa epidemia devastadora passou a ser vista como uma condição crônica controlável. O autor analisa debates sobre as causas, impacto e disseminação da AIDS no mundo em utilizando atlas médicos sobre a AIDS, produzidos entre 1986 e 2008 para uma audiência global, Engelmann argumenta que esses livros visuais ajudaram a estabelecer a AIDS como um fenômeno da medicina. Trata da complexidade social, cultural e política da história da AIDS.




                                                                                                                                                                        

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Â