Destaques da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde
Memória e preservação: Antônio Prado-RS.
BRAGA, Sylvia Maria (coord.). Memória e preservação: Antônio Prado-RS. BrasÃlia: IPHAN; Monumenta, 2009.
Â
Â
Â
Provenientes do norte da Itália, os imigrantes que colonizaram o nordeste do Rio Grande do Sul começaram a chegar à região da serra gaúcha a partir de 1875. Para suas construções, utilizaram madeira, pedras coletadas na região e tijolos artesanais. O Programa Monumenta financiou vários projetos na cidade, entre eles um estudo aprofundado da memória histórica de Antônio Prado e a divulgação de informações que interessam aos turistas
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Salvaguarda do patrimônio: Ouro Preto-MG
BRAGA, Sylvia Maria (coord.). Salvaguarda do patrimônio: Ouro Preto-MG. BrasÃlia: IPHAN; Monumenta, 2008.
Â
                                                                     Â
Ouro Preto, em Minas Gerais, tem recebido muita atenção do Ministério da Cultura, por meio do Programa Monumenta/Iphan. Essa atitude se justifica plenamente em vista da importância da cidade, entre as primeiras a serem tombadas no pais para integrar nosso Patrimônio Histórico e ArtÃstico, já em 1938. A Unesco também a inscreveu na lista de Bens do Patrimônio da Humanidade. Seu formidável acervo arquitetônico reúne cerca de mil edificações do perÃodo colonial e seu traçado urbano, de modo geral, também se manteve intacto. O Monumenta também apoiou uma série de projetos destinados a salvaguardar o patrimônio imaterial de Ouro Preto e arredores, e a formar mão-de-obra especializada para trabalhar em construções históricas, além de diversas iniciativas na esfera da educação patrimonial, com ótimos resultados.
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Pareceres do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural: monumentos, arquitetura, paisagismo, sÃtios arqueológicos, áres de terreiros e antigos quilombos.
REIS FILHO, Nestor Goulart; FINGER, Anna Elisa (org.). Pareceres do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural: monumentos, arquitetura, paisagismo, sÃtios arqueológicos, áreas de terreiros e antigos quilombos. BrasÃlia, DF: IPHAN, 2016.
Â
Â
Apresenta pareceres sobre monumentos, arquitetura, conjunto de obras, paisagismo, espaços de interesse histórico e etnográfico especial, antigos quilombos e terreiros. Permitem conhecer, na prática, os processos de trabalho do Iphan e os critérios de valor que presidiram as polÃticas de proteção.
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
REIS FILHO, Nestor Goulart; FINGER, Anna Elisa (org.). Pareceres do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural: cidades históricas, conjuntos urbanÃsticos e arquitetônicos. BrasÃlia, DF: IPHAN, 2016.
Â
Apresenta pareceres sobre cidades históricas, conjuntos urbanÃsticos e arquitetônicos, documentos que permitem conhecer, na prática, os processos de trabalho do Iphan e os critérios de valor que presidem as polÃticas de proteção, bem como as especificações e as recomendações aplicáveis a cada caso.
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
NIMUENDAJÚ, Curt. Mapa etno-histórico do Brasil e regiões adjacentes. BrasÃlia, DF: IPHAN; IBGE; UFPA, 2007.
Â
O livro é resultado do trabalho de profissionais que atuam em diferentes áreas do patrimônio cultural nas Américas e PenÃnsula Ibérica, movidos por interesses, trajetórias e contextos distintos, que se entrelaçam em momentos e encerram causas comuns e consensos, dos quais destaca-se o valor central que é o compartilhamento de suas experiências, práticas e conhecimentos; a compreensão comum de que a preservação e a valorização do patrimônio cultural pressupõem aprender e avançar juntos, solidariamente; e a percepção, que se transforma em responsabilidade, do quanto toda a humanidade pode ser afetada a partir da perda de um bem ou de uma manifestação cultural local.
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Ex-votos em Congonhas: o resgate de duas coleções.
NUTO, Rosângela (org.). Ex-votos em Congonhas: o resgate de duas coleções. BrasÃlia, D.F.: IPHAN, [2012].
Â
Â
Â
Apresenta coleções documentais de diversas naturezas. Comenta sobre o resgate das duas coleções em questão, fazendo um parecer sobre a coleção de ex-votos Márcia de Moura Castro e um ensaio a respeito das representações coletivas de ritual católico enfatizando as 89 tábuas pintadas de Congonhas do Campo e outro ensaio refletindo sobre a convivência da aquisição da coleção Márcia de Mora Castro.
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Santo de casa: imaginária doméstica em Minas Gerais nos séculos XVIII e XIX
CASTRO, Márcia de Moura. Santo de casa: imaginária doméstica em Minas Gerais nos séculos XVIII e XIX. BrasÃlia, DF: IPHAN, 2012.
Â
Â
Fruto de uma parceria cujo objetivo é divulgar conhecimentos a respeito da conservação dos monumentos em pedra. A coleção reúne 208 peças entre oratórios crucifixos e imagens de santos que conduz à época de intensa atividade mineradora na capitania de Minas e ao costume das famÃlias de dedicar um altar para os santos protetores de sua devoção no cômodo principal da casa ou mesmo na cabeceira da cama. Tal coleção se insere nas origens históricas do Santuário do Bom Jesus do Matosinhos, como ex-voto erigido por Feliciano Mendes em meados do Século XVIII em reconhecimento por graça alcançada, além de revalorizar as práticas devocionais locais inscritas no contexto espacial, social e religioso do referido Santuário.
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Escolas profissionais públicas do Estado de São Paulo: uma história em imagens (álbum fotográfico)
Â
 MORAES, Carmen Sylvia Vidigal; ALVES, Júlia Falivene (org.). Escolas profissionais públicas do Estado de São Paulo: uma história em imagens (álbum fotográfico). São Paulo: Centro Paula Souza, 2002.
                                                                                          Â
                                                                                                                 Â
Recua aos primeiros tempos e espaços da educação profissional pública do Estado. Resgata não apenas a história das escolas, mas de uma parte da vida de todos que participaram da edificação de um sistema de ensino que constitui uma das principais alavancas do desenvolvimento econômico do Estado.
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Preservação do patrimônio edificado: a questão do uso
LYRA, Cyro Corrêa. Preservação do patrimônio edificado: a questão do uso. BrasÃlia: IPHAN, 2016.
Â
Â
Na abordagem desse assunto, tema central do trabalho aqui apresentado avalia-se a ação institucional na preservação do patrimônio construÃdo por meio da análise de diversas experiências de reabilitação urbana e conservação de monumentos e da formação teórica e prática do arquiteto de patrimônio.
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Análise de risco de incêndio em sÃtios históricos
 GOUVEIA, Antonio Maria Claret. Análise de risco de incêndio em sÃtios históricos. BrasÃlia: IPHAN, 2006.
Â
Â
Â
Neste livro aplica-se à análise de risco de incêndio em edificações tÃpicas do perÃodo colonial brasileiro, cujas carcterÃsticas as tornam particularmente vulneráveis a incêndios.                                                                                                                                                                            Â
Â