Fundação Oswaldo Cruz

Webmail

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Destaques da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde

Destaques da Coleção Virgínia Schall

 

 

 


Contos de fatos: histórias de Manguinhos

SCHALL, Virgínia. Contos de fatos: histórias de Manguinhos. Rio de Janeiro: Fiocruz,  2001.

 

 

 

 

 

Esse livro começou a ser escrito há cerca de doze anos, mas sua intenção vem de muito antes. Desde cedo me interessei por biografias, tinha uma enorme curiosidade para saber mais sobre a vida dos escritores de livros que me encantavam na infância. Depois, a ciência foi tomando conta da minha curiosidade e passei a buscar avidamente biografias de cientistas que chamavam mais a minha atenção. Quando vim trabalhar em Manguinhos, não perdia nenhuma oportunidade de conversar com os cientistas veteranos da instituição. Dentre eles, os mencionados nesta obra são: Haity Moussatché, Wladimir Lobato Paraense, Hugo de Souza Lopes, Leônidas Deane, Luís Rey, Naftale Katz, Zigman Brener, Zilton Andrade, José Rodrigues Coura, Sebastião José de Oliveira, Carlos Chagas Filho, Henrique Lenzi, João Carlos Pinto Dias, Giovanni Gazzinelli, Luiz Fernando Ferreira.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Serra geral: diamantes, garimpeiros e escravos

PIRES, Simeão Ribeiro. Serra geral: diamantes, garimpeiros e escravos. Belo Horizonte: Edições Cuatiara, 2001.

 

                                                                                                                                         

Apresenta uma visão geral da serra fazendo uma viagem ao passado. Conta a história do diamante, aspectos da aristocracia mineradora e escravista. Comenta sobre a exploração do diamante, as plantas curiosas, as punições aos escravos e o crescimento da população no sertão. Demonstra as demarcações diamantinas.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Cidades brasileiras: o passado e o presente

RODRIGUES, Rosicler Martins. Cidades brasileiras: o passado e o presente. São Paulo: Moderna, 1998.

 

 

 

A autora percorre o caminho da história para mostrar como nasceram as cidades brasileiras e que mudanças ocorreram através do tempo até chegarmos aos problemas que enfrentamos no cotidiano das cidades.



 

 

 

 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade física: diabéticos, gestantes, 3ª idade, criança, obesos

RAMOS, Alexandre Trindade. Atividade física: diabéticos, gestantes, 3ª idade, criança, obesos. Rio de Janeiro: SPRINT, 1997.

 

Vem ocorrendo uma reformulação na relação atividade física-saúde. Nesse contexto, o professor não deve ficar atento somente aos benefícios de última análise (aumento de força, flexibilidade, resistência aeróbica etc.), mas também aos benefícios que tornam esses viáveis, que criam estrutura orgânica. Essa compreensão em conjunto com o estudo dos mecanismos das doenças, associados ao bom senso, determinam as estratégias a serem adotadas (tipos de atividade, frequência, duração, intensidade etc.).

                                                                                                                        

 

 

                                 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Amor, medicina e milagres: a cura espontânea de doentes graves segundo a experiência de um famoso cirurgião norte-americano

SIEGEL, Bernie S. Amor, medicina e milagres: a cura espontânea de doentes graves segundo a experiência de um famoso cirurgião norte-americano. São Paulo: Best Seller, 2001.


 

A coragem, o amor e a força da mente podem influir na forma de tratamento de pessoas atingidas por doenças graves? Sim, afirma com convicção este livro, ao explicar curas aparentemente milagrosas. Amor, Medicina e Milagres trata da sobrevivência a moléstias fatais, das características que os enfermos tem em comum e da determinação dos pacientes em cooperar com o médico, participando e influindo no processo de cura. Os fatos narrados foram extraídos das fichas de pacientes cancerosos do Dr. Bernie S. Siegel, mas os exemplos podem ser aplicados aos casos de Aids, esclerose múltipla, artrite, diabetes e outras enfermidades. Mais que um trabalho que cuida de saúde e doença, este é um livro sobre amor, coragem e fé.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Distúrbios psicológicos na infância: uma abordagem comportamental à teoria, pesquisa e terapêutica

ROSS, Alan O. Distúrbios psicológicos na infância: uma abordagem comportamental à teoria, pesquisa e terapêutica. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1979.

 

 

 

Apresenta os princípios do distúrbios psicológicos, classificação e fatores constitucionais. Aborda o comportamento deficiente referente ao autismo à dificuldade de aprendizagem, subnormalidade mental, delinquência juvenil e distúrbios psicofisiológicos. Faz considerações sobre o comportamento agressivo e o tratamento dos distúrbios psicológicos.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Psicoterapia e relações humanas

ROGERS, Carl R.; KINGET, G. Marian. Psicoterapia e relações humanas. Belo Horizonte: Interivros, 1977.


 

 

Tem o objetivo de dar uma visão sistematizada da teoria e da prática, na abordagem centrada no cliente. As ideias são lançadas de forma ampla e organizada, formulando uma teoria da personalidade e das relações humanas e apresentam as bases para uma teoria da psicoterapia.





 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Controle sanitário dos alimentos

RIEDEL, Guenther. Controle sanitário dos alimentos. São Paulo: Atheneu, 1996.

 

                                                                                                                                                            

Um guia para nutricionistas, higienistas de alimentos e comerciantes e consumidores.





 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Autismo e psicose infantil

TUSTIN, Frances. Autismo e psicose infantil. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

 



 

 

Expõe os processos psicológicos do autismo, particularmente o característico anti pensamento e a depressão psicótica por meio de cuidadosas observações do comportamento das crianças autistas. Analisa o referido comportamento e as intervenções terapêuticas.





 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Retratos da Baía

RETRATOS da Baía. Rio de Janeiro: FAPERJ, 1994.


 

                                                                                                                                       

Livro-reportagem, os textos reconstroem ângulos da baía. Ensaiam o jornalismo que une informação e prazer. Ciência, tecnologia, a vivência do cotidiano, tudo balanceado.


 

 

 

 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

Â