Destaques da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde
Destaques da Coleção Virgínia Schall
La popularización de la ciencia y la tecnología: reflexiones básicas
MARTÍNEZ, Eduardo; FLORES, Jorge (comp.). La popularización de la ciencia y la tecnología: reflexiones básicas. México, D.F.: Unesco, 1997.
O livro busca que amplos setores da população tenham acesso ao desafio e à satisfação de compreender o universo em que vivemos e, sobretudo, que possam imaginar e construir mundos possíveis, popularizando atividades científicas que acontecem em várias direções. Isso permitiria à população compreender a complexidade e a globalidade da realidade contemporânea: desenvolver competências transferíveis para o mundo do trabalho e da produção, para o cotidiano, para o estudo, para a arte.
O pequeno cientista amador: a divulgação científica e o público infantil
MASSARANI, Luisa (org.). O pequeno cientista amador: a divulgação científica e o público infantil. Rio de Janeiro: UFRJ; FIOCRUZ, 2005.
Busca oferecer ao público brasileiro reflexões sobre a divulgação científica, seus impasses e dilemas. Reporta à interface pouco conhecida entre a ciência - seu funcionamento, seus produtos - e o público.
Quanta ciência há no ensino de ciências
PAVÃO, Antonio Carlos; FREITAS, Denise de (orgs.). Quanta ciência há no ensino de ciências. São Carlos: EdUFSCar, 2008.
Este livro inscreve-se no âmbito das temáticas atuais sobre ensino de Ciências, livro didático e prática docente. Apresenta artigos com variadas perspectivas teóricas e diferentes níveis de aprofundamento, contemplando ideias bastante plurais sobre ensino de ciências, o livro didático e a prática docente.
LEVI, Guido Carlos. Doenças que mudaram a história. São Paulo: Contexto, 2018.
Doenças têm o poder de alterar o andamento do processo histórico? A resposta é positiva para o autor deste livro, um médico infectologista. Uma vez por mês, oito médicos se reúnem para jantar e conversar. Além da profissão, eles compartilham a paixão pela História, em particular pelo estudo de doenças que influenciaram no desencadeamento e na evolução de acontecimentos históricos. O tema dos encontros: de que modo doenças como varíola, tifo, escorbuto, cólera alteraram o destino de povos e nações?
Gestalt-terapia explicada
PERLS, Frederick S. Gestalt-terapia explicada. São Paulo: Summuns, 1977.
Intuita colocar ao alcance do públivo interessado novas formas de psicoterapia que vêm se desenvolvendo mais recentemente em outros continentes.
A cadeira do dentista e outras crônicas
NOVAES, Carlos Eduardo. A cadeira do dentista e outras crônicas. São Paulo: Ática, 1997.
São 25 crônicas selecionadas, segundo o autor, críticas mas saborosas, apresentando um retrato muito divertido da vida nossa de cada dia.
MALDANER, Otavio Aloisio. A formação inicial e continuada de professores de química: professores/pesquisadores. Ijuí: UNIJUÍ, 2000.
Discutem-se formas práticas de inserir professoras e formadores de professores no debate para a melhoria da qualidade educativa nas escolas e nas instituições de ensino superior.
LAZARUS, Arnold. Terapia multimodal do comportamento. São Paulo: Manole, 1977.
Discute alguns fundamentos clínicos e teóricos, relatos clínicos e estudos de casos e inclui um apêndice com um questionário de história vital.
NORDON, David Gonçalves et. al. Da palavra à literatura: narrativas contemporâneas. Belo Horizonte: FUMEC, 2011.
Reúne diversos contos dos autores premiados no Concurso de Contos da Universidade FUMEC.
HORTA, Anderson Braga et al. Sonata poética. Belo Horizonte: Anome Livros, [2005].
Poesias reunidas de diversos autores.