Destaques da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde
Destaques da Coleção VirgÃnia Schall
Â
Â
Â
Poetas de Manguinhos II
AMÂNCIO FILHO, Antenor; FERREIRA, Luiz Fernando (org.). Poetas de Manguinhos II. Rio de Janeiro: Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz, 2006.
Â
Â
Â
Â
Â
Os textos revelam o anseio dos poetas em compartilhar a vida, os sentimentos, o cotidiano e as utopias. Falam da condição humana, de pão, musas, música, busca interior, tempo, existência, memória, entardecer, noite, amanhecer, dentre muitos outros temas.
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Poetas de Manguinhos III
AMÂNCIO FILHO, Antenor; FERREIRA, Luiz Fernando (org.). Poetas de Manguinhos III. Rio de Janeiro: Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz, 2012.
Â
                                                                     Â
Em um momento em que se discutem questões que afetam a sobrevivência do planeta, a poesia reinventa e traça um mosaico de esperanças, expresso na diversidade de temas que inspiram os autores.
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Oficinas em sexualidade para adolescentes: para eles e por eles.
MAIER,CAMPOS, Helena Maria; ARAÚJO, Isabella Campos de; SCHALL, VirgÃnia Torres. Oficinas em sexualidade para adolescentes: para eles e por eles. Belo Horizonte: FIOCRUZ, 2011.
Â
Â
Â
É revelado as inquietações dos jovens e motiva novas revelações e trocas a serem partilhadas pelos pares e mediadas por educadores, encaminhando diálogos e reflexões que apontam alternativas para enfrentar os dilemas, medos, inseguranças e buscar a felicidade de encontros afetuosos, saudáveis e responsáveis, que permitam a expressão plena do prazer de experimentar, de viver e compartilhar.
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Fundação Oswaldo Cruz: uma instituição a serviço da vida. [Rio de Janeiro]: DuoPrint, [20--].
Â
A publicação apresenta a instituição, excelência em saúde pública, contando sua história, mostrando seu patrimônio, unidades e áreas de atuação. Analisa a posição da Fiocruz no mundo, sua atuação social e apresenta uma linha do tempo. Comenta também sobre a Diretoria Regional de BrasÃlia, o Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde e o Campus Fiocruz Mata Atlântica.
                                                            Â
Â
Â
                Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Escritoras de ontem e de hoje: antologia
DUARTE, Costância Lima; LOPES, Elisângela Aparecida; COELHO, Maria do Socorro Vieira; NASCIMENTO, Imaculada; MARRECO, Maria Inês de Moraes; BARBOSA, Maria Lúcia (org.). Escritoras de ontem e de hoje: antologia. Florianópolis: Mulheres, 2012.
Â
O presente volume contempla ao todo 33 escritoras que estão organizadas por ordem cronológica de nascimento, para melhor atender à proposta didática do trabalho. Nem todas nasceram em Minas Gerais, mas como escolheram este Estado para residir e produzir seus trabalhos literários, foram consideradas também partÃcipes da literatura mineira.
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
RaÃzes do desperdÃcio
EIGENHERR, EmÃlio Maciel (org.). RaÃzes do desperdÃcio. Rio de Janeiro: ISER, 1993.
Â
Â
Â
Tem como objetivo principal indicar possÃveis origens do desperdÃcio, muito mais do que contribuir com novos indicadores acerca do tema, abordando a questão do lixo, como a Biblia trata o desperdÃcio, a sua ubiquidade, o fator tempo, o desperdÃcio planejado, o desperdÃcio na assistência á saúde e a cultura do desperdÃcio.
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
FREINET, C. Pedagogia do bom senso. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Â
Â
Apresenta uma pedagogia voltada para amplas camadas da população partindo da experiência do autor com homens simples, crianças e animais, que o persuadiu a entender que as leis da vida são gerais, naturais e válidas para todos os seres.
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
DUARTE, José Afrânio Moreira. Impressões crÃticas. São Paulo: Ed. do Escritor, 1991.
Â
                                                                              Â
Reúne estudos crÃticos sobre obras de um bom número de autores brasileiros contemporâneos dos mais diversos gêneros, estilos, linguagem e conteúdo, este livro é uma contribuição para o conhecimento e caracterização do discurso literário atual.
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
CONDRY, John. The psychology of television. New Jersey: Lawrence Erlbraum, 1989.
Â
Â
Â
Este livro resulta da organização de todas as pesquisas que a autora encontrou sobre influência psicológica da televisão. Está organizado em três sessões: fatos essenciais e efeitos iniciais; a psicologia da televisão; regulações e especulações.
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
COMPARATO, Doc. Roteiro: arte e técnica de escrever para cinema e televisão. Rio de Janeiro: Nórdica, 1983.
Â
                                                                   Â
O autor detalha questões sobre a definição de um roteiro, como se faz, quais as diferenças entre cinema e tv, quais as técnicas que se usa, quais temas, ritmos, qual a relação com o público e como se adapta um conto, um romance.
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â