Fundao Oswaldo Cruz

Webmail

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Destaques da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde

Destaques da Coleção José Reis

 


Dependência e desenvolvimento na América Latina: ensaio de interpretação sociológica

CARDOSO, Fernando Henrique; FALETTO, Enzo. Dependência e desenvolvimento na América Latina: ensaio de interpretação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.

 

 

 

 

 

Ninguém discorda a respeito da natureza social e política do processo de desenvolvimento latino-americano: o presente livro pretende mostrar de maneira direta e específica como se dá essa relação e que implicações derivam da forma de comunicação que se estabelece entre economia, sociedade e política em momentos históricos e situações estruturais distintos. O exame levado a efeito pelos autores – ambos sociológos de renome internacional – oferece uma dimensão realmente esclarecedora para o estudo do desenvolvimento econômico da América Latina, exatamente porque coloca-se em função de coordenadas decisivas que levam à caracterização de sua tipicidade para os diferentes núcleos nacionais latino-americanos: falar da América Latina sem especificar dentro dela as diferenças de estrutura e de história constitui um equívoco técnico de consequencias práticas perigosas. A distinção necessária em relação a essas diferenças levou os autores, por força de uma metodologia adequada, à crítica dos conceitos de subdesenvolvimento e de periferia econômica e à valorização do conceito de dependência, como instrumento teórico para acentuar tanto os aspectos econômicos do subdesenvolvimento quanto os processos políticos de dominação de uns países por outros, de umas classes sobre as outras, num contexto de dependência nacional. Dentro desse quadro de vigorosa apresentação da matéria é que se expressam as qualidades notáveis do presente estudo, possivelmente um dos mais completos que já se fizeram sobre as realidades econômicas, sociais e políticas da América Latina, nos seus aspectos últimos e essenciais.



 

 

 

 

 

 

 

 

Comprehensive biochemistry

FLORKIN, Marcel; STOTZ, Elmer H. (ed.). Comprehensive biochemistry. Amsterdam; London; New York: Elsevier, 1972.

 

                                                                                                                                         

Neste trabalho corajoso, os professores Florkin e Stotz e seu distinto conselho consultivo procuraram os estudiosos mais competentes em bioquímica e os resultados são realmente surpreendentes. Seria muito presunçoso para um estudante de biologia servir de crítico para um tratado abrangente como este. Além de tratar do corpo principal de informações, que pode ser denominado “clássico”, o tratado também teve como objetivo incluir tópicos selecionados sobre as origens e projeções da bioquímica. Com esse objetivo, o trabalho está dividido em seis seções.




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Politics of change in Latin America

MAIER, Joseph; WEATHERHEAD, Richard W. (ed.). Politics of change in Latin America. New York; Washington; London: F. A. Praeger, 1965.

 

 

 

 A intenção deste volume de ensaios é estimular o pensamento e oferecer novas perspectivas sobre a complexa e explosiva cena latino-americana e, para esse fim, ilustres historiadores, cientistas políticos, economistas e antropólogos contribuíram com estudos abrangentes da cultura latino-americana e política desde a era pré-colombiana até o presente. Em sua introdução esclarecedora, os editores – Joseph Maier e Richard W. Weatherhead, ambos da Rutgers University – descrevem as novas gerações emergentes na América Latina: "Se suas políticas de mudança são flexíveis e responsáveis, como a nossa também deveria ser, no meio do século XX pode ser o limiar de uma grande era vindoura na América Latina. Caso contrário, será o clímax trágico de um sistema que sobreviveu à sua justificação e foi esmagado pelos arautos mutáveis de uma nova era".



 

 

 

 



 

 

 

 

 

 

Wonders of antiquity

COTTRELL, Leonard. Wonders of antiquity. London: Longmans, 1960.

 

Das "Sete Maravilhas do Mundo" originais, apenas uma sobreviveu – a Grande Pirâmide do Egito, construída há quase 5.000 anos como a tumba do Faraó Quéops. O próprio Sr. Cottrell visitou a Grande Pirâmide; ele descreve as outras seis maravilhas a partir dos relatos de escritores antigos. E então ele seleciona sete monumentos adicionais existentes do passado, cuja visão o emocionou pessoalmente. Ele nos leva primeiro ao Palácio de Minos em Cnossos, em Creta, uma relíquia incrível de uma civilização antiga que era lendária até mesmo na época de Homero – com seus afrescos requintados de damas da corte e de meninas acrobatas pulando sobre os chifres de um touro em disparada. Em seguida, para o Vale dos Reis e a Cidade dos Mortos no Egito, cemitérios dos Faraós e seus altos funcionários. De lá para Palmyra, no deserto da Síria, a cidade da bela Rainha Zenobia; a Jerusalém para ver o Domo da Rocha, a esplêndida mesquita construída no local do Templo de Salomão e tradicionalmente o lugar onde Abraão ofereceu Isaque em sacrifício; ao tremendo castelo dos Cruzados, Cracóvia dos Cavaleiros, no Líbano; e, finalmente, para Delfos nas montanhas do norte de Greede, sede do oráculo mais famoso do mundo antigo, ainda inspirador e encantador. Como em The Bull of Minos e outros livros de sucesso, o autor habilmente combina história com arqueologia em um volume de amplo apelo popular.
                                                                                                                                                           

 

 



 

 

 

 

 

 

 

 


Logic, computing machines and automation

HILTON, Alice Mary. Logic, computing machines and automation. Washington; London: Spartan Books; Cleaver-Hume Press, 1963.


 

Este livro oferece a leigos e especialistas uma base para a compreensão dos princípios de operação de máquinas de computação e as outras novas ferramentas da revolução da automação e demonstra sua relação com a matemática e a lógica, ajudando o leitor a compreender a posição da Nova Tecnologia em o corpo de conhecimento científico.




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Philosophical problems of science & technology

MICHALOS, Alex C. (ed.). Philosophical problems of science & technology. Boston: Allyn & Bacon, c1974.

 

 

 

Este livro tem como foco principal os fundamentos filosóficos da obra de Michalos e descreve-o no amplo contexto do estudo da lógica, da filosofia das ciências sociais e de uma teoria geral do valor. Depois de distinguir as coisas que têm valor do valor que as coisas podem ter, ele descreve os fundamentos de uma teoria pragmática do valor. Esta teoria desempenha um papel fundamental na pesquisa do autor sobre a qualidade de vida e conecta sua pesquisa empírica à tradição filosófica dos pragmáticos americanos William James, Ralph Barton Perry, John Dewey e Clarence Irving Lewis. O item aborda vários aspectos e questões relativas à tomada de decisão, incluindo procedimentos de decisão usados em comitês, usados para avaliar a aceitabilidade de teorias científicas e novas tecnologias, procedimentos para um tribunal de ciências, questões éticas envolvidas na formação de crenças, algumas limitações dos economistas clássicos ’supostos postulados de preferência racional, e a importância de guias analíticos para a tomada de decisão. Finalmente, descreve a organização da Federação de Ciências Sociais do Canadá e um sistema de contabilidade formal para a pesquisa científica.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Structural stability and morphogenesis: an outline of a general theory of models

THOM, René. Structural stability and morphogenesis: an outline of a general theory of models. Reading, Massachusetts: W. A. Benjamin, 1975.


 

 


O livro aborda um amplo espectro de materiais, desde a biologia do desenvolvimento até a ótica, linguística e matemática. Traz para o livro a perspectiva de um matemático e, portanto, não pode avaliar o impacto das teorias de Thom em termos gerais. Thom afirma que seu objetivo inicial ao construir uma teoria era de dar mais precisão aos conceitos de "chreod" e "paisagem epigenética" criados pelo biólogo C. H. Waddington.





 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

The biology of ultimate concern

DOBZHANSKY, Theodosius. The biology of ultimate concern. New York: New American Library, 1967.

 

                                                                                                                                                            

Este segundo volume de Perspectives in Humanism, planejado e editado por Ruth Nanda Anshen, é escrito por um dos mais eminentes geneticistas do século XX, o professor Theodosius Dobzhansky. A "Ultimate Concern" do título do professor Dobzhansky indica que há questões fundamentais de significado e propósito surgindo agora das ciências naturais e especialmente da biologia e da genética. O homem pergunta: Qual é o meu lugar no universo do qual fui desenraizado? Este volume representa a resposta de um homem, seu esforço para concentrar seu imenso conhecimento científico e notável visão e amplitude de intelecto na questão básica de nossa época. Ao cumprir essa tarefa neste livro, o Dr. Dobzhansky transcende os limites da especialização estreita e mostra como a própria ciência pode ser humanizada ao reconhecer a validade dos fins humanos, a estrutura unitária de toda a vida.





 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

The origins of life: molecules and natural selection

ORGEL, L. E. The origins of life: molecules and natural selection.  London: Chapman and Hall, 1973.

 



 

 


O assunto da origem da vida na Terra é o que mais fascina muitos leitores que possuem um conhecimento elementar da ciência. É, no entanto, um assunto que tem recebido bastante pouca atenção em cursos universitários dedicados à biologia, química, bioquímica, genética ou geologia. Esta situação se deve, sem dúvida, à falta de evidências que sustentem as diferentes teorias expressas. O autor deste livro acredita que a posição agora está mudada e escreveu um relato elementar e lúcido do assunto que mostra que os estudos das origens da vida progrediram recentemente a um ponto em que é possível propor mecanismos plausíveis para a maioria das etapas na evolução dos organismos vivos a partir dos constituintes inorgânicos da Terra primitiva. A ênfase principal no texto é o papel da seleção natural no nível molecular e no desenvolvimento de sistemas genéticos primitivos. Outros tópicos abordados incluem o registro fóssil, atmosferas primitivas, biologia molecular e celular moderna e as possibilidades de vida extraterrestre.





 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

The discovery of the electron: the development of the atomic concept of electricity

ANDERSON, David L. The discovery of the electron: the development of the atomic concept of electricity. Princeton, New Jersey: Van Nostrand, 1964.


 

                                                                                                                                       

Essencialmente uma história de caso, este livro traça os desenvolvimentos experimentais e conceituais que nos deram nossas ideias atuais sobre a natureza dos elétrons em particular e da eletricidade em geral. Em um sentido amplo, deixa claro por que os físicos passaram a acreditar que a eletricidade é de natureza "atômica". À medida que a história do elétron é revelada, o leitor recebe uma concepção das dificuldades e também das satisfações da pesquisa científica. A discussão da controvérsia sobre a natureza dos raios catódicos precede a descrição de muitos experimentos para determinar a carga do elétron e as descobertas dos raios X e da radioatividade.