Fundação Oswaldo Cruz

Webmail

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Destaques da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde

Destaques da Coleção José Reis

 


At the edge of history

THOMPSON, William Irwin. At the edge of history. New York: Evanston; Harper & Row, 1971.

 

 

 

 

 


At the Edge of History é um livro que começa como uma busca pelas raízes históricas da identidade pessoal e termina por demolir a identidade da própria história. O que surge como uma busca pela história acaba como uma descoberta do mito. William Thompson baseia seus exames nos lugares onde as bordas da América são mais visíveis: Los Angeles (onde a história é o cenário de um filme); Esalen Institute de Big Sur (onde o século XXI está tocando os penhascos da América); M.I.T. (onde a cultura da tecnocracia está substituindo o homem pela gestão). Antropologia, história, psicologia, crítica literária, misticismo, filosofia, fato científico e ficção científica: todas as ideias se encaixam perfeitamente em uma síntese calma, justa e racional que é, no entanto, enlouquecedora em suas implicações. Só no final se descobre até onde Thompson levou o leitor em sua viagem intelectual. Este é um livro importante e original, e se vai antagonizar muitos que chegaram, vai animar aqueles que ainda estão em movimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TGenetic Evolution

CHAI, Chen Kang. Genetic Evolution. Chicago; London: University of Chicago Press, 1976.

 

                                                                                                                                         

Chen Kang Chai vê a vida como um sistema de informação autogerado e a evolução como um processo de revisão do sistema. Neste livro inovador, Chai propõe uma teoria abrangente da evolução genética que considera as seguintes questões: Como se originou a informação genética? Por quais mecanismos os organismos a transmitem e utilizam? Quais são os processos que levam à extinção, diferenciação e evolução progressiva das espécies? Ao longo do texto, o autor tenta sintetizar os conceitos novos e clássicos em uma teoria unificada da evolução.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Human genetics and its foundations

WHITTINGHILL, Maurice. Human genetics and its foundations. New York: Reinhold Publishing Corporation, 1965.

 

 

 

 

Este livro é projetado para uso em cursos de genética humana e em cursos de genética geral, onde a genética humana recebe ênfase significativa. Oferecendo uma apresentação completa da genética humana com base em exposições totalmente desenvolvidas de genética mendeliana, populacional, bioquímica e de desenvolvimento fundamental, o texto relaciona o homem a seus parentes mamíferos e a seus parasitas e vírus infecciosos e comensais. Ele incorpora os avanços mais recentes em genética bioquímica, citogenética e genética do sangue. A ênfase é dada aos indivíduos mosaico, incluindo o mosaicismo regulatório em células de tecido de mamíferos femininos.


 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

Psychology and race

WATSON, Peter. (ed.). Psychology and race. Harmondsworth; Middlesex: Penguin Books, 1973.

 

Psychology and Race apresenta pela primeira vez a contribuição da psicologia para a compreensão das relações raciais. Frequentemente, o papel da psicologia foi vinculado a apenas uma situação, como diferenças raciais no QI. Em Psychology and Race, vinte e três contribuições de autores em cinco continentes estão organizadas em uma estrutura definitiva. O livro está dividido em duas partes: a primeira examina a psicologia do grupo dominante e do grupo subordinado e examina a natureza da própria interação inter-racial, o que causa preconceito, como mudamos as atitudes. A segunda parte examina como a raça afeta questões-chave na psicologia – por exemplo, personalidade, educação, crime e doença mental.                                                                                                                                                           

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Theory of science: an introduction to the history, logic, and philosophy of Science

GALE, George. Theory of science: an introduction to the history, logic, and philosophy of Science. New York: McGraw-Hill, 1979.


 

Este livro combina – em um único volume – a abordagem histórica e a abordagem analítica para um estudo da teoria da ciência que inclui história, lógica e filosofia. E se refere às vidas e obras de três grandes homens da ciência, Lavoisier, Pasteur e Pauli, para exemplos e percepções especiais. As discussões sobre métodos de pensamento lógico e científico usam casos reais para mostrar como os cientistas fazem descobertas e como suas ideias vêm a ser aceitas por um estabelecimento científico frequentemente dogmático. Os estudos de caso de Lavoisier, Pasteur e Pauli mostram-nos sob uma luz muito humana, à medida que os leitores passam a compreender a ciência como uma instituição histórica e social. Além disso, a lógica formal é colocada em um contexto realista e aplicado na ciência, pois o livro mostra como essa lógica pode ser usada para esclarecer e explicar os processos de raciocínio dos cientistas em estudo, bem como a estrutura geral dos conceitos científicos. Os problemas científicos são descritos e analisados em termos das três categorias filosóficas tradicionais de metafísica, epistemologia e lógica. Avanços científicos recentes são discutidos a partir das abordagens históricas kuhniana e hanseoniana e também da abordagem analítica.



 

 

 

 

 

A democracia na América

TOCQUEVILLE, Alexis de. A democracia na América. Belo Horizonte: Itatiaia, 1962.

 

 

 

A Democracia na América é um texto clássico de autoria de Alexis de Tocqueville sendo uma das mais importantes obras políticas publicadas. É um livro cuja natureza profética se torna singular já que, ao contrário da regra geral, alguns dos seus prognósticos se realizaram na prática, nos anos de quarenta.
                                                                       

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Politics in Brazil, 1930-1964: an experiment in democracy

SKIDMORE, Thomas E. Politics in Brazil, 1930-1964: an experiment in democracy. New York: Oxford University Press, 1967.


 

 


Um estudo aprofundado da política brasileira de 1930 a 1964, este livro começa com o governo de quinze anos de Getúlio Vargas – a última parte do qual foi uma ditadura virtual – e traça os anos seguintes de dificuldades econômicas e turbulências políticas, culminando no explosivo golpe de Estado que derrubou o governo constitucional do presidente João Goulart e mudou profundamente a natureza das instituições políticas do Brasil. O primeiro livro de Thomas E. Skidmore, Politics in Brazil, 1930-1964, tornou-se imediatamente a história política definitiva em inglês e em português daqueles tempos turbulentos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

The origins of theoretical population genetics

PROVINE, William B. The origins of theoretical population genetics. Chicago; London: University of Chicago Press, 1971.

 

                                                                                                                                                            

A genética populacional ganhou amplo reconhecimento entre os biólogos por seu valor na elucidação do processo de evolução e por suas implicações em outras áreas, incluindo ecologia, antropologia, demografia, eugenia e reprodução. O trabalho de William B. Provine fornece o primeiro relato histórico do desenvolvimento da genética populacional desde seu início na obra de Darwin até o estabelecimento de suas bases teóricas modernas. Ao traçar o desenvolvimento dessas teorias, o Sr. Provine transmite uma noção real dos conflitos pessoais e confrontações humanas que ocorrem no processo de mudança científica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

The evolution and eradication of infectious diseases

COCKBURN, Aidan. The evolution and eradication of infectious diseases. Baltimore: Johns Hopkins Press, 1963.

 



 

 


Na última década, o conceito de erradicação avançou para substituir o controle como um objetivo na luta contra doenças infecciosas. Dr. Cockburn é um pioneiro e principal defensor deste conceito. Pela definição do Dr. Cockburn, a erradicação é a extinção do patógeno que causa a doença em questão. Enquanto um único membro do microrganismo ou vírus da espécie sobreviver, a erradicação não foi realizada. Até o momento, nenhuma doença infecciosa foi erradicada em escala mundial. Que os biólogos afirmem que nenhum pode ser. Dr. Cockburn discorda. Seu livro é, portanto, uma espécie de manifesto – uma declaração de sua posição, uma justificativa e razão para seus pontos de vista. É certo que será controverso. O livro abre com capítulos sobre especulação em pesquisa. O Dr. Cockburn então apresenta oito teorias para explicar como as doenças infecciosas se desenvolvem; e ele propõe uma nova disciplina – paleoepidemiologia – lidando com a propagação de doenças infecciosas em épocas passadas. Finalmente, o Dr. Cockburn resume o pensamento básico sobre a erradicação de doenças, incluindo "o conceito de espécie na microbiologia" e as perspectivas para a erradicação mundial da varíola, malária, tuberculose, cólera, poliomielite e treponematoses. O capítulo final ilustra a relação entre a erradicação e a explosão populacional no Ceilão.




 

 

 

 

Stroke: the condition and the patient

SARNO, John E.; SARNO, Martha Taylor. Stroke: the condition and the patient. New York: McGraw-Hill, 1969.


 

                                                                                                                                       

Este é um livro que todo leitor inteligente vai querer ler com atenção e continuar a usar como uma referência médica valiosa e confiável. É um livro baseado em experiência e conhecimento direto e de primeira mão em uma das principais áreas da terapia e da pesquisa médica. Cada capítulo tem seu próprio índice e introdução, um recurso que aponta a estrutura lógica e adiciona facilidade de leitura. O estilo direto e natural de perguntas e respostas dos autores é quase coloquial e contribui para uma apresentação mais eficaz do assunto que, em mãos menos habilidosas, poderia parecer muito complicado para compreensão imediata. As áreas cobertas pelos autores são aquelas de suma importância no campo do AVC: há uma concentração particular na fala, no controle motor, na terapia e no prognóstico geral para ajuste e melhora pelo paciente com AVC. Este é um livro que, sem dúvida, também terá um imenso valor como fonte de informações para médicos, enfermeiras, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais e muitos outros profissionais em todas as áreas relacionadas.

Â