Fundao Oswaldo Cruz

Webmail

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Destaques da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde

Destaques da Coleção José Reis

 


A escola tropicalista Bahiana

CONI, Antônio Caldas. A escola tropicalista Bahiana. [S. l.: s.n.], 1952.  

 

 

 

 

 

Neste livro o autor conta a história da criação da Escola Tropicalista Bahiana, que foi uma instituição de ensino formal, mas como um grupo de médicos estabelecidos na Bahia que se dedicaram à prática de uma medicina voltada para a pesquisa da etiologia das doenças tropicais que acometiam as populações pobres do país, principalmente os negros escravos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Passion to know: the world's scientists

WILSON, Mitchell. Passion to know: the world's scientists. New York: Double & Company, 1972.

 

 

                                                                                                                                                      

Este livro é uma pesquisa de ciência altamente legível na década de 1960, baseada em entrevistas seletivas com os principais cientistas e formuladores de políticas em todo o mundo. Usando seus talentos como romancista e físico, Mitchell Wilson leva seus leitores a uma fascinante turnê nos Estados Unidos, passando pela Inglaterra, França, Alemanha Ocidental, União Soviética, Japão, Austrália e Índia. Ele borrifa suas observações com visitas a casas de cientistas, suas universidades, laboratórios de pesquisa, empresas industriais e, ocasionalmente, até comenta sobre os países. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

The double helix: a personal account of the diiscovery of the structure of DNA

WATSON, James D. The double helix: a personal account of the diiscovery of the structure of DNA. New York: Atheneum, 1968.

 

 

 

 O livro foi escrito pelo cientista de Cambridge James Watson e conta como foi todo o processo de descoberta da molécula do DNA e toda a dinâmica dos investigadores que estiveram diretamente relacionados com ela.  

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

Le Racisme devant la Science

UNESCO. Le Racisme devant la Science. Paris: Unesco: Gallimard, 1960. 

 

   

Neste trabalho, antropólogos, etnógrafos, biólogos e sociólogos trazem para nós, de forma clara e acessível, a contribuição de suas respectivas disciplinas para a questão racial. Eles têm se empenhado em expor o estado atual da pesquisa, evitando qualquer afirmação de caráter ético ou sentimental. Eles não apenas analisaram cuidadosamente os argumentos da causa contrária, mas examinaram a própria natureza do preconceito racial e os mitos que o alimentam.




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Raison perdue raison retrouvée: autobiographie d'un malade mental

BEERS, Clifford Whittingham. Raison perdue raison retrouvée: autobiographie d'un malade mental. Paris: Payot, 1951. 


 

Neste livro marcante, um pensador brilhante e original traça o curso da mudança da atitude da sociedade em relação à ciência, desde o seu nascimento na superstição, até a crença do século 19 de que ela detinha a chave do universo, para a nossa realização moderna dos impressionantes mistérios deitado fora de seu alcance.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Social Darwinism in American thought

HOFSTADTER, Richard. Social Darwinism in American thought. Boston: Beacon Press, 1955.

 

 

 

Social Darwinism in American Thought retrata a influência geral de Darwin na teoria social americana e a notável batalha travada entre pensadores sobre as implicações da teoria da evolução para o pensamento social e a ação política. Teóricos como Herbert Spencer e William Graham Sumner adotaram a ideia da luta pela existência como justificativa para os males, bem como os benefícios do laissez-faire da sociedade industrial moderna. Outros, como William James e John Dewey, argumentaram que o planejamento humano era necessário para direcionar o desenvolvimento social e melhorar a ordem natural. O estudo clássico de Hofstadter sobre as ramificações do darwinismo é uma análise importante das filosofias sociais que animaram os movimentos intelectuais da Era Dourada e do Progressivo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

The brain

THE brain. San Francisco: W.H. Freeman and Company, 1979.


 

 

O livro apresenta ao leitor os fundamentos da neurociência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lavoisier

DAUMAS, Maurice. Lavoisier. Russia: Gallimard, c1941.

 

 

                                                                                                                                                               

Este livro fala sobre Antoine-Laurent de Lavoisier que foi um nobre e químico francês, fundamental para a revolução química no século XVIII, além de ter grande influência na história da química e na história da biologia. Ele é considerado na literatura popular como o "pai da química moderna".

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Les élites de couleur dans une ville Brésilienne

AZEVEDO, Thales de; VERGER, Pierre (il.). Les élites de couleur dans une ville Brésilienne. [Paris]: Unesco, 1953.

 



 

 

O tema desse livro é o estudo da ascensão social dos negros em uma cidade brasileira e a análise dos mecanismos pelos quais opera essa mobilidade vertical. A cidade escolhida como campo de investigação é a de Salvador (Bahia), há muito citada como modelo de harmonia social.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Intelligence and experience

HUNT, Joseph McV. Intelligence and experience. New York: The Ronald Press, c1961. 

 

                                                                                                                                       

Este livro reuniu as evidências contra as crenças de que a inteligência é essencialmente o desenvolvimento de cada indivíduo e dessa pessoa predeterminado pela hereditariedade. A evidência apoiou a plasticidade no desenvolvimento e sugeriu que, uma vez que a interação adaptativa entre os jovens e as circunstâncias sejam melhor compreendidas, deve ser possível aumentar o nível médio de inteligência dentro da população.