Destaques da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde
Destaques da Coleção José Reis
Â
A palavra escrita
MARTINS, Wilson. A palavra escrita: a história do livro, da imprensa e da biblioteca. São Paulo: Anhembi, 1957.Â
Â
Â
Â
Â
Este exemplar conta a historia do livro, da imprensa e da biblioteca. Com um capÃtulo referente à propriedade literária e, em apêndice, as convenções de Berna, de Washington e Universal, sobre os direitos autorais.
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Oral communication of techinical information
CASEY, Robert S. Oral communication of technical information. New York: Reinhold Book Division, 1958.
Â
Â
                                                                                   Â
Métodos de fala efetiva para quase todas as situações são aqui reunidos de maneira "como fazer" para técnicos. Começando com as pontes e barreiras à comunicação eficaz, o livro aborda os problemas reais envolvidos e como eles são prejudicados. Abrange a organização do material, composição, entrega de discursos formais e improvisados e o uso de auxÃlios mecânicos, como gravações e slides. Como presidir as reuniões, falar sobre ciência com leigos, dar testemunho técnico jurÃdico e conversar socialmente são abordados em detalhes úteis. A ênfase está nas necessidades especiais do assunto técnico, mas as técnicas de organização e entrega se aplicam a todos os eventos de palestras. Uma seção valiosa analisa os erros mais comuns na redação de discursos de quÃmicos e engenheiros. É duvidoso que já tenha sido publicado um manual mais útil para palestrantes no campo técnico.
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
O Homem na cultura antiga: a compreensão do sujeito humano na cultura antiga
MONDOLFO, Rodolfo. O Homem na cultura antiga: a compreensão do sujeito humano na cultura antiga. São Paulo: Mestre Jou, 1968.
Â
Â
Â
Â
Nesses informes anunciei meu propósito de demonstrar em forma amplamente documentada os três seguintes aspectos: 1) o reconhecimento do papel do sujeito por parte da gnosiologia antiga, que assume quatro formas: racionalismo, voluntarismo, relativismo fenomenista, e afirmação da atividade sintética do sujeito em todo ato cognoscitivo; 2) a presença do sentido do pecado e o desenvolvimento de teorias da consciência moral na ética clássica; 3) a afirmação do dinamismo criador do espÃrito humano, expressa pela antiguidade clássica nas teorias referentes à formação do mundo da cultura, que o homem sobrepõe ao mundo da natureza.
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
 Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
MOSER, Robert H. Diseases of medical progress: a survey of diseases and syndromes unintentionally induced as the result of properly indicated, widely accepetd therapeutic procedures. Springfield: Charles C. Thomas, c1959.
Â
 Â
O livro apresenta algumas historias sobre Iatrogenia que refere-se a um estado de doença, efeitos adversos ou complicações causadas por ou resultantes do tratamento médico.                    Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
The limitations of Science
SULLIVAN, J. W. N. The limitations of Science. New York: New American Library, 1956.
Â
Â
Neste livro marcante, um pensador brilhante e original traça o curso da mudança da atitude da sociedade em relação à ciência, desde o seu nascimento na superstição, até a crença do século 19 de que ela detinha a chave do universo, para a nossa realização moderna dos impressionantes mistérios deitado fora de seu alcance.
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
The masters' book
THE MASTERS’ book: chemistry; biology; conversazione experiments. London: John Murray, 1955.
Â
Â
Â
Este livro é composto por uma seleção de experimentos retirados do Jornal "The School Science".
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
SAKHAROV, Andrei D. Progress, coexistence, and intellectual freedom. New York: W. W. Norton, 1968.
Â
Â
Sakharov foi fundamental para o sucesso do programa nuclear soviético na parte posterior da Segunda Guerra Mundial e além. Neste livro, Sakharov explora o que a era nuclear significa para o homem e como podemos impedir nossa própria destruição. Ele vai além da exploração de medidas para a prevenção da guerra nuclear e explora todas as áreas da vida global. A civilização humana está ameaçada por, além da guerra nuclear, fome, "estupefação do narcótico da cultura de massa", dogmatismo burocratizado, disseminação de mitos de massa que apóiam demagogos cruéis e as conseqüências do (agora chamado de) clima mudança.
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
AEBLI, Hans. Didactique psychologique: application à la didactique de psychologie de Jean Piaget. Neuchatel: Delachaux et Niestlé, c1963.
Â
Â
                                                                               Â
O autor apresenta aqui um trabalho em cima do estudo de Jean Piaget sobre o ensino infantil.
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
SCOSTELLO, C.G. Psychology for psychiatrists. Oxford: Pergamon Press, c1966.
Â
Â
Psicologia para psiquiatras abrange os aspectos da psicologia que seriam de interesse e valor para o psiquiatra. Este livro é composto por 19 capÃtulos e começa com discussões sobre os conceitos básicos de pesquisa de estatÃstica descritiva, confiabilidade e validade e design de pesquisa de drogas. Os próximos capÃtulos consideram os problemas da psicologia clÃnica, incluindo teste de distúrbio do pensamento, organicidade, técnicas projetivas, questionários e escalas de classificação. Esses testes permitirão ao psiquiatra avaliar melhor as informações recebidas dos psicólogos clÃnicos. Outros capÃtulos descrevem os métodos e conceitos que o psiquiatra clÃnico pode encontrar valor imediato no trabalho. Os capÃtulos finais exploram as áreas de estudo que provavelmente são de interesse primário do psiquiatra de pesquisa e para as quais eles também contribuÃram. Essas áreas incluem sono, hipnose e privação sensorial e emocional. Este livro é de valor para o psicólogo e para os psiquiatras clÃnicos e de pesquisa.
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
FRANK, Andre Gunder. Capitalism and underdevelopment in latin America: historical studies of Chile and Brazil. New York: Monthly Review Press, c1967.
Â
Â
                                                                               Â
Os quatro ensaios deste livro oferecem uma reinterpretação abrangente da história da América Latina como um aspecto da disseminação mundial do capitalismo em suas fases comercial e industrial.
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â