Destaques da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde
Destaques da Coleção José Reis
Psicologia recrativa
PLATANOV, Konstantin. Psicologia recreativa. Moscú: Editorial Progeso, [1930].
Platonov apresenta seu estudo sobre o pensamento criativo, as emoções e a psicomotricidade do ser humano.
Man's most dangerous myth: the fallacy of race
MONTAGU, M. F. Ashley. Man's most dangerous myth: the fallacy of race. 3. ed. New York: Harper & Brothers, c1952.
Este livro apresenta o início histórico, antropológico e sociológico da "raça". Se você é alguém que não entende como o conceito de "raça" começou, esse é um ótimo ponto de partida. Ele também compartilha como o atual conceito de "raça" criou hostilidade e desconfiança entre a humanidade.
Darwin for beginners
MILLER, Jonathan; LOON, Borin Van. Darwin for beginners. London: Writers and Readers, c1982.
Darwin para iniciantes, é um guia de estudo gráfico de 1982 para Charles Darwin e Evolution, escrito pelo Dr. Jonathan Miller e ilustrado por Borin Van Loon. O livro "desvenda a vida de Darwin e sua contribuição para a biologia e traça o caminho de seus antecessores científicos até as modificações posteriores que suas próprias teorias evolutivas exigiam.
LERICHE, René. La philosophie de la chirurgie. Paris: Flammarion, [1951].
Este livro fala sobre a evolução da cirurgia como um ramo científico.
The mechanism and applications of leão's spreading depression of electroencephalographic activity
BURES, Jan; BURESOVA, Olga; KRIVÁNEK, Jiri. The mechanism and applications of leão's spreading depression of electroencephalographic activity. Prague: Academia, 1974.
O livro fala sobre "a disseminação da depressão de Leão", que pode ser detectada em muitos pacientes com lesão cerebral aguda, de origem vascular e espontânea ou traumática.
British Agricultural Research: Rothamsted
RUSSEL, Edward John. British Agricultural Research: Rothamsted. [S. l.: s.n.], [1960].
O livro apresenta a história da criação da Estação Experimental de Rothamsted. Esta estação surgiu das atividades de um jovem proprietário de terras inglesas, inspirado por uma curiosidade insaciável sobre as plantas e animais que ele via crescendo ao seu redor. Inicialmente, a agricultura era estudada apenas como um campo da química. Depois de um período Rothamsted foi adicionada botânica e bacteriologia. Rothamsted é um instituto de pesquisa científica independente e a estação de pesquisa agrícola mais antiga do mundo.
Principes de Pharmacodynamie: constittutions chimiques propriétés physiologiques
HUGOUNENG, L.; FLORENCE, G. Principes de Pharmacodynamie: constittutions chimiques propriétés physiologiques. Paris: Masson et C, 1928.
Este volume é dedicado a uma interpretação da relação da estrutura química da ação farmacodinâmica. Não é apenas mais um livro de farmacologia, mas é uma apresentação dos pontos de vista dos autores sobre as bases mais fundamentais das ações diferenciais de produtos químicos e drogas. Na seção sobre nervos sensoriais, eles discutem os vários anestésicos do ponto de vista da relação entre estrutura e propriedades. Da mesma forma, relacionamentos são dados para medicamentos que afetam as terminações motoras; os narcóticos naturais e modificados; drogas que afetam o sistema nervoso simpático e parassimpático; antipiréticos; anti-sépticos e mercuriais, fenóis, quinonas, arsênicos, bismuto e gases de guerra. Para os interessados nesta fase da farmacologia, este livro será uma adição bem-vinda, pois é apresentado de uma maneira clara e agradável as visões mais recentes e antigas das relações da constituição química com as alterações funcionais.
COHEN, Elie A. Human behavior in the concentration camp. New York: W. W. Norton, c1953.
Em um estudo autoritário e totalmente documentado, o Dr. Cohen, um médico holandês que era prisioneiro em Auschwitz, produziu um relato notavelmente desapaixonado da vida nos campos de concentração alemães. Sua grande contribuição reside em sua análise da mentalidade dos prisioneiros e da SS. Baseando suas conclusões em suas próprias experiências, bem como em livros e artigos de muitos outros internos, o Dr. Cohen tenta responder a duas perguntas: o que permitiu aos prisioneiros suportar o tratamento horrível e o que levou os homens da SS a perpetrarem os monstruosos atos de barbárie.
The art of botanical illustration
BLUNT, Wilfrid. The art of botanical illustration. [London]: St. James's Place London, [1951].
O livro é o trabalho de pesquisa do autor sobre as ilustrações das plantas. Disponibilizando ao público em geral vários exemplos do trabalho de grandes ilustradores botânicos do passado e do presente sobre esse assunto.
The nursery years: the mind of the child from birth to six years
ISAACS, Susan. The nursery years: the mind of the child from birth to six years. London: Routledge & Kegan, 1965.
Este livro é uma explicação dos princípios de orientação educacional infantil, com base nos fatores de crescimento físico e mental durante os anos pré-escolares. Os pontos de vista do pai e da criança também são examinados.