Destaques da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde
A poética da experiência: gestalt-terapia, fenomenologia e arte
ALVIM, Mônica Botelho. A poética da experiência: gestalt-terapia, fenomenologia e arte. Rio de Janeiro: Garamond, 2014.
Este livro tem como tema central o trabalho psicoterápico da Gestalt-terapia. Com foco na experimentação, busca ampliar seu significado e seus fundamentos, a partir de um diálogo com a fenomenologia de Merleau-Ponty e com a arte de Lygia Clark.
Mestiço: entre o mito, a utopia e a história: reflexões sobre a mestiçagem
SÁ, Eliane Garcindo de. Mestiço: entre o mito, a utopia e a história: reflexões sobre a mestiçagem. Rio de Janeiro: Quartet; Faperj, 2013.
Neste livro, a autora apresenta o resultado de uma continuada observação da mestiçagem como fator de identidade na América Latina.
A ONU e as questões internacionais contemporâneas
BERNER, Vanessa Oliveira Batista; BOITEUX, Luciana (orgs.). A ONU e as questões internacionais contemporâneas. Rio de Janeiro: Freitas Bastos; Faperj, 2014.
Este livro reúne as palestras ministradas no projeto de extensão “Voluntários pela Paz”, desenvolvido pelo Laboratório de Direitos Humanos (LADIH), da UFRJ, e pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC-RJ), abordando temas atuais de direitos humanos, mudanças climáticas, segurança mundial e crimes internacionais, entre outros.
GARCIA, Claudia Amorim; REZENDE, Marta Cardoso (orgs.). Limites da clínica: clínica dos limites. Rio de Janeiro: Cia de Freud; Faperj, 2011.
Esta publicação atesta o intuito de debate sobre o tema dos limites em psicanálise, com a contribuição de vários pesquisadores provenientes de diferentes instituições, que assim compartilham da tentativa de aprofundar a compreensão do processo de constituição e funcionamento das fronteiras psíquicas.
Na presença da floresta: Mata Atlântica e história colonial
CABRAL, Diogo de Carvalho. Na presença da floresta: Mata Atlântica e história colonial. Rio de Janeiro: Garamond, 2014.
O argumento básico deste livro é que, ao conferirmos à ecologia da Mata Atlântica o status de pleno agente histórico, o nosso entendimento acerca da formação socioeconômica e política do Brasil colonial ganha mais densidade histórica.
Triunfos e impasses: Lina Bo Bardi, Aloisio Magalhães e o design no Brasil
ANASTASSAKIS, Zoy. Triunfos e impasses: Lina Bo Bardi, Aloisio Magalhães e o design no Brasil. Rio de Janeiro: Lamparina; Faperj, 2014.
Discutindo questões formuladas por parte da crítica de design no Brasil, este livro problematiza as relações entre design, modernidade e brasilidade, observando-as a partir das perspectivas de Lina Bo Bardi e Aloisio Magalhães.
O despertar do Budismo: perspectivas para o Século XXI
BARROS, Maria Thereza da Costa. O despertar do Budismo: perspectivas para o Século XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2014.
A expansão do budismo no mundo ocidental no século XXI teve, para alguns, impacto similar à redescoberta da cultura grega na Europa do Renascimento. Para outros, seria uma última ironia da pós-modernidade. Sem se posicionar em relação a este debate, a autora propõe uma aguda reflexão sobre o tema, confrontando questões relativas à noção de sujeito na teoria psicanalítica com a concepção do eu no budismo.
Ciência do futuro e futuro da ciência: redes e políticas de nanociência e nanotecnologia no Brasil
SANTOS JUNIOR, Jorge Luiz dos. Ciência do futuro e futuro da ciência: redes e políticas de nanociência e nanotecnologia no Brasil. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013.
Este livro cumpre papel fundamental ao estabelecer rigorosa articulação entre desenvolvimento científico e tecnológico em relação às áreas de nanociência e nanotecnologia no Brasil.
Associativismo docente e construção democrática: (Brasil-Portugal: 1950-1980)
XAVIER, Libânia. Associativismo docente e construção democrática: (Brasil-Portugal: 1950-1980). Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013.
A temática estudada nesta publicação e a análise nela desenvolvida apresentam enorme potencial para equacionar hoje questões vitais para a sociedade brasileira, como o papel da escola no processo de democratização inconcluso de nossa sociedade ainda tão desigual e, particularmente, o lugar dos movimentos coletivos de professores nesse processo.
Fracasso do projeto de ser: Burnout, existência e paradoxos do trabalho
CASTRO, Fernando Gastal de. Fracasso do projeto de ser: Burnout, existência e paradoxos do trabalho. Rio de Janeiro: Garamond, 2012.
Este livro é uma contribuição para compreender as raízes do mal-estar no trabalho. Ele abre perspectivas epistemológicas fecundas para pôr em relação a fenomenologia existencial, a psicanálise e a sociologia clínica.