Fundação Oswaldo Cruz

Webmail

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Destaques da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde


 

The World Health Organization: a history

CUETO, Marcos; BROWN, Theodore M.; FEE, Elizabeth. The World Health Organization: a history. Cambridge, United Kingdom: Cambridge University Press, 2019.

 

 

 

 De acordo com sua Constituição, a missão da Organização Mundial da Saúde (OMS) era nada menos que a ‘conquista por todos os povos do mais alto nível possível de saúde’, sem distinção de raça, religião, crença política, status econômico ou condição social. Mas com que consistência e quão bem a OMS perseguiu essa missão desde 1946? Essa nova história abrangente e envolvente explora essas questões, examinando suas origens e antecedentes institucionais, além de considerar seus papéis contemporâneos e futuros. Ele examina como a OMS foi moldada pelos ambientes particulares do período pós-guerra e da Guerra Fria, a influência relativa dos EUA e outras abordagens à saúde e seu lugar ao lado de organismos internacionais às vezes concorrentes, como o UNICEF, o Banco Mundial e o Fundação Gates. Os autores reavaliam o relativo sucesso e fracasso das campanhas críticas da OMS, desde os primeiros programas de erradicação da malária e da varíola até as lutas com o Ebola hoje.

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

História da hanseníase no Brasil: silêncios e segregação

MONTEIRO, Yara Nogueira (org.). História da hanseníase no Brasil: silêncios e segregação. São Paulo: Intermeios, 2019.

 

 

 

Este livro se propõe a abrir arquivos, trazer à luz documentos, resgatar memórias e romper silêncios. Os trabalhos aqui reunidos traçam um quadro da doença no país desde o período colonial até nossos dias através de discurso crítico e interdisciplinar e se constitui em campo fértil para futuras pesquisas. É uma obra para ser lida por todos aqueles que se preocupam com a história das doenças, do sofrimento, da dor, da perda de direitos e das injustiças.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Instituições e personagens: histórias da Medicina no Pará

MIRANDA, Aristoteles Guilliod de. ABREU JR., José Maria de Castro. Instituições e personagens: histórias da Medicina no Pará. Belém: Paka-Tatu, 2019.

 

 

 

 

 

Publicado no âmbito do centenário da atual Faculdade de Medicina da Universidade do Pará, este livro aborda assuntos como os primórdios da Faculdade, expedições da Liverpool School of Tropical medicine, o pionerismo de Anna Turan Machado Falcão e as primeiras sociedades e do sindicato médico do Pará. Trata ainda sobre cirurgia, sanatório e asilo, os primeiros médicos formados no Pará, a presença do Pará em Harvard. A história do DAM e dos códigos de ética médica e o hospital de isolamento também são assuntos apresentados nos capítulos. O livro ainda fala sobre Camilo Salgado, Gama Lobo e o Prêmio Raul Leite.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


História do Brasil em 100 fotografias

MARTINS, Ana Cecilia Impellizieri; FIGUEIREDO, Luciano. (orgs). História do Brasil em 100 fotografias. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2017.
 

 

 

 

A obra apresenta 100 imagens de alguns dos mais importantes fotógrafos que atuaram no país, de diferentes tempos, como Marc Ferrez, Augusto Malta, José Medeiros, Marcel Gautherot, Jean Manzon, Evandro Teixeira, Maureen Bisilliat, Sebastião Salgado, David Zingg, Custódio Coimbra, entre tantos outros. Numa seleção feita e apresentada por especialistas, entre curadores, historiadores, pesquisadores e escritores, há imagens que testemunham episódios emblemáticos, como guerras e revoltas, grandes obras ou acontecimentos trágicos. Há também fotografias que criam, elas mesmas, interpretações próprias para eventos ou dão a ver práticas e mentalidades muitas vezes escusas. E ainda aquelas que abalaram padrões culturais da opinião pública brasileira. Em comum, todas elas têm a capacidade de ampliar entendimentos sobre o país.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desospitalização de crianças com condições crônicas complexas: perspectivas e desafios


MENEZES, Lívia Almeida de (org.) et al. Desospitalização de crianças com condições crônicas complexas: perspectivas e desafios. Rio de Janeiro: Eldorado, 2019.

 

 

 

 

O livro é o resultado do conhecimento e expertise de uma equipe multidisciplinar do IFF/Fiocruz. Nele, o leitor encontrará os elementos necessários para refletir sobre o cuidado de crianças e adolescentes internados com dificuldades de voltar para casa, seja por dependência tecnológica, por complicações próprias das suas condições crônicas ou por falta de recursos para obter os cuidados e a assistência domiciliar que precisam para a desospitalização, além da atenção à doença.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Science in the Archives: pasts, presents, futures

DASTON, Lorraine (ed.). Science in the Archives: pasts, presents, futures. Chicago; London: The University of Chicago Press, 2017.

 

 

 

Traz o importante papel que os arquivos desempenham nas ciências naturais e humanas. Abrangendo disciplinas e séculos, aborda episódios da história da Astronomia, Geologia, Genética, Filologia, Climatologia, Medicina e outras áreas considerando as práticas fundamentais como coleta, recuperação e mineração de dados. Acrescenta à discussão, a perspectiva contemporânea dos debates que envolvem o uso do Big Data na Ciência.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Brazil in the Anthropocene: conflicts between predatory development and environmental policies

ISSBERNER, Liz-Rejane; LÉNA , Philippe. Brazil in the Anthropocene: conflicts between predatory development and environmental policies. New York: Routledge, 2016.

 

 

 

Trata sobre as políticas de desenvolvimento baseadas na extração e exportação de matérias-primas pelos setores de mineração e agronegócio que ameaçam o equilíbrio ambiental global e a sustentabilidade a longo prazo da economia brasileira. O Brasil no Antropoceno examina o papel do Brasil na crise ecológica global e considera como a política nacional e internacional é influenciada pela interdependência de fatores sociais, políticos, éticos, científicos e econômicos na era moderna. Com capítulos de diversos acadêmicos internacionais, este volume interdisciplinar será de grande interesse para estudantes e acadêmicos de políticas ambientais, sociologia ambiental e humanidades ambientais.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Escritos sobre espaço e história

ABREU, Mauricio de Almeida. Escritos sobre espaço e história. Rio de Janeiro: Garamond, 2014.
 

 

 

 

Esta coletânea é uma homenagem ao geógrafo Mauricio de Almeida Abreu, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os trabalhos de ordem mais teórica abordam a questão conceitual da memória urbana e as transformações da Geografia Urbana brasileira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Psicologia, cultura e história: perspectivas em diálogo

MASSIMI, Marina (org.). Psicologia, cultura e história: perspectivas em diálogo. Rio de Janeiro: Outras Letras, 2012.

 

 

 

Discute acerca dos processos de subjetivação e de suas relações com as culturas, a importância da cultura e da história para a constituição da psicologia e para uma adequada compreensão dos processos de subjetivação de que esta ciência se ocupa.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sickle cell and the social sciences: health, racism and disablement

DYSON, Simon. Sickle cell and the social sciences: health, racism and disablement. New York: Routledge, 2019.  

 

 

 

 

Explora os desafios e as possibilidades para o desenvolvimento de uma visão social das células falciformes e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem com a anemia. Aborda o papel controverso da triagem e genética da doença, além de oferecer um breve histórico.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Â