Fundao Oswaldo Cruz

Webmail

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Destaques da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde


 

A cooperação científica Brasil-Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial: levantamento dos peixes marinhos brasileiros de importância comercial (1943-1955)

SÁ, Magali Romero; BRITTO, Marcelo R. (org.). A cooperação científica Brasil-Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial: levantamento dos peixes marinhos brasileiros de importância comercial (1943-1955). Rio de Janeiro: Faperj; Ideia D, 2018.

 

 

 

 Este livro foi concebido com o duplo propósito de apresentar uma das ações da cooperação científica entre os Estados Unidos e o Brasil durante a Segunda Guerra Mundial - um programa de pesquisa de peixes marinhos da costa brasileira - e disponibilizar a documentação sobre o projeto, que se encontrava no Setor de Ictiologia do Museu Nacional e foi devorada pelo incêndio que atingiu o Museu em 2018.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

História Social da Psicologia

PORTUGAL, Francisco Teixeira; FACCHINETTI, Cristiana; CASTRO, Alexandre de Carvalho (org.). História Social da Psicologia. Rio de Janeiro: Faperj; Nau, 2018.

 

 

 

Objetiva ser uma introdução aos estudos de História da Psicologia problematizando questões, autores e obras referenciais em meio à teorias de diferentes épocas e geografias. É um exercício de crítica às narrativas tradicionais e seus modos viciosos de escrita da história, firmemente embasados na consciência de pertencimento histórico e do conhecimento científico como construto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

História das Ciências: saberes e práticas em análise

VASCONCELOS, Eduardo Henrique Barbosa de (org.). História das Ciências: saberes e práticas em análise. São Paulo: Intermeios, 2019.

 

 

 

 

 

Nesta obra evidencia-se um diversificado leque de temas e pesquisas. Da divulgação científica a medicalização dos partos no final do século XIX, perpassando os estudos sobre o câncer, analisando a participação dos museus nas Exposições Universais ou problematizando a relação entre a carreira científica e a maternidade, esses e outros temas sã desenvolvidos de forma objetiva pelos autores do livro ao proporem novas abordagens para temas ainda pouco explorados ou ao aprofundar temas considerados como clássicos da historiografia científica.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Histórias de vida: experiências com história oral

PALÁCIOS, Marisa (org.). Bioética, Saúde e Sociedade. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2019.
 

 

 

 

A coletânea organizada por Marisa Palácios, professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresenta contribuições e diálogos entre a ética e a saúde pública. As muitas mudanças causadas pelas inovações tecnológicas nas áreas de saúde e, especialmente, na saúde coletiva são debatidas no livro, que reúne textos de especialistas de diversas áreas do conhecimento - Direito, Medicina, Farmácia, Ciências Sociais, Filosofia, Enfermagem, Psicologia - em torno de temas atuais e desafiadores para toda a sociedade. O título contempla oito capítulos, que abordam questões como origens e caminhos para a formação em bioética, objetos de estudo da prática bioética, bioética e saúde pública, atenção primária à saúde, emergências sanitárias, epidemias e pandemias, saúde da família, entre outras.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Medicina preventiva y medicina dirigida

CRUZ-COKE, Eduardo. Medicina preventiva y medicina dirigida. Santiago de Chile: Cámara Chilena de la Construcción ; Pontificia Universidad Católica de Chile ; Biblioteca Nacional, 2012.

 

 

 

 

 

O texto fornece um panorama dos processos históricos, como a implementação das políticas de saúde e previdência social a partir da década de 1930, a relação entre economia e saúde e o estado da prática médica no período anterior à fundação do Serviço Nacional de Saúde em 1952. Fundamenta a necessidade de modernizar a política de bem-estar social destinada à população trabalhadora através da aplicação de controles preventivos que antecipam o aparecimento de patologias como tuberculose ou sífilis.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Saúde na escola: intersetorialidade e promoção da saúde

SILVA, Carlos dos Santos da. Saúde na escola: intersetorialidade e promoção da saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2019.

 

 

 

O livro reflete sobre conceitos, modelos, processos e estratégias para enfrentar os desafios da organização dos programas de saúde na escola. Em um momento desafiador e crucial da história da educação no Brasil, a obra do médico pediatra Carlos dos Santos Silva, pesquisador da Fiocruz, analisa propostas inovadoras de reaproximação entre os setores da educação e da saúde. De forma sintética, mas aprofundada e rica em referências, a obra e convida seus leitores a acompanharem o desenvolvimento histórico da saúde escolar no Brasil, os modelos de programa e a trajetória do Programa Saúde na Escola (PSE) no Rio de Janeiro, de 2000 a 2009, período em que o pesquisador esteve à frente do Programa no município.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atenção diferenciada: a formação técnica de agentes indígenas de saúde do Alto Rio Negro

GARNELO, Luiza; SAMPAIO, Sully de Souza; PONTES, Ana Lúcia. Atenção diferenciada: a formação técnica de agentes indígenas de saúde do Alto Rio Negro. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2019.

 

 

 

Em seus sete capítulos, a obra analisa etapas como o trabalho e a formação dos agentes comunitários e indígenas de saúde, as concepções político-pedagógicas e a organização curricular do Curso Técnico de Agentes Comunitários Indígenas de Saúde (CTACIS), os cuidados da saúde de crianças e mulheres indígenas, vigilância alimentar e nutricional em terra indígena, além de temas transversais, como território, cultura e política.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Higiene, educação e assistência no fim do império: o caso do Asilo de Meninos Desvalidos (1875-1889)

BRAGA, Douglas de Araújo Ramos. Higiene, educação e assistência no fim do império: o caso do Asilo de Meninos Desvalidos (1875-1889). Jundiaí (SP): Paco, 2019.
 

 

 

 

Dentro de um cenário em que a educação da criança desvalida tornava-se objeto de interesse de diferentes atores e saberes, entre os quais se incluíam os médicos higienistas, o Asilo de Meninos Desvalidos (1875-1889) foi criado como instituição-modelo na Corte imperial. A análise da experiência da instituição nos revela a complexidade da sua dinâmica, permeada pela intervenção de diversos interesses e práticas clientelistas, bem como os possíveis impactos que a medicina higienista trazia em relação às políticas públicas para a infância no Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

De sujetos, saberes y estructuras: introducción al enfoque relacional en el estudio de la salud colectiva

MENÉNDEZ, Eduardo L. De sujetos, saberes y estructuras: introducción al enfoque relacional en el estudio de la salud colectiva. Buenos Aires: Lugar Editorial, 2009.

 

 

 

Este livro reúne uma série de textos produzidos nos últimos quinze anos e que, em grande medida, expressa as ideias e propostas em relação a toda uma série de processos e problemas que o autor considera importantes em termos de saúde coletiva. Nesses textos, analisa certos aspectos teóricos, práticos e ideológicos dos processos de saúde / doença / assistência que o preocuparam durante grande parte da sua trajetória acadêmica e ideológica e que tentou esclarecer para si e talvez esclarecer a outros, não apenas para entender a realidade, mas para ajudar a modificá-la.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Transnational Psychiatries: social and cultural histories of psychiatry in comparative perspective, c. 1800-2000

MUELLER, Thomas; ERNST, Waltraud (ed.). Transnational Psychiatries: social and cultural histories of psychiatry in comparative perspective, c. 1800-2000. Newcastle: Cambridge Scholars Publishing, 2010.

 

 

 

 

Numa estrutura de pesquisa transnacional, esse livro apresenta estudos de casos e reflexões conceituais originais e históricos numa metodologia comparativa. Inclui capítulos de história e historiografia da psiquiatria e da psicoterapia em diferentes regiões da América do Sul, Ásia, do Pacífico e da Europa enfatizando semelhanças e interconexões, bem como contrastes e descontinuidades.