Fundação Oswaldo Cruz

Webmail

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Destaques da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde

Osvaldo Cruz

BARBOSA, Rui. Osvaldo Cruz. Rio de Janeiro: Organização Simões, 1950.

 

 

 

 

 

  

Obra biográfica autorizada pelo Ministério da Educação e Saúde, resultante de homenagem realizada por Rui Barbosa ao médico e cientista Oswaldo Cruz durante Conferência pronunciada na sessão cívica de 28 de maio de 1947. Rui aborda temas relacionados a vida, a personalidade, ao contexto profissional e aos desafios na área de saúde enfrentados por Oswaldo Cruz.

 

 

 

 

 

 

   

 

 

 

 

 

Vida, história e memória da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Saúde. Subsecretaria de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde. Vida, história e memória da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: SMS, 2016.

 

 

 

 

  

  

 

Este livro apresenta, com algumas poucas modificações, o texto da Dissertação de Mestrado que defendi junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos em 2007. Publicar este trabalho quase uma década depois da sua conclusão poderia ser uma oportunidade para revisá-lo, atualizá-la. Optei, entretanto, por resistir à tentação de reescrever o texto e publicá-lo praticamente inalterado, realizando apenas a supressão ou o enxugamento de algumas notas. Desde 2007, outros projetos de investigação abordaram temas relativos à história social da infância no Rio Grande do Sul. Porém, a questão central desenvolvida nesta pesquisa - o tratamento dado pelos governantes gaúchos às questões relacionadas à saúde e à higiene nas escolas públicas primárias do Rio Grande do Sul entre os anos de 1893 e 1928 - não foi revista e sua divulgação para um público mais amplo ainda me parece pertinente. (Au.)

 

 

 

 

 

 

 

Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em DST/HIV/Aids no Brasil.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em DST/HIV/Aids no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2005. 16.

 

 

 

 

 

 


Neste momento de profundas transformações na economia e na sociedade em escala global, a produção de conhecimento no enfrentamento dos novos desafios da saúde pública, como a complexidade da epidemia do HIV/AIDS e a disseminação de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), assume importância crucial no cenário internacional. Esta colaboração interministerial entre o Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS (PN-DST-AIDS) e o Ministério da Ciência e Tecnologia, através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Ciêntífico e Tecnológico (CNPq), visa o fortalecimento da excelência neste campo e a criação de instrumentos e estratégias que permitam a implementação de uma efetiva política de inovação que possibilite o desenvolvimento de insumos estratégicos no País, assegurando a capacitação nacional no desenvolvimento tecnológico de fármacos e medicamentos, vacinas, microbicidas, kits para diagnóstico e monitoramento e preservativos. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rumos da assistência médica.

LIMA, Mário Barreto Corrêa; QUEIROZ, Júlio Arantes Sanderson de; RAMOS, Celso Ferreira. Rumos da assistência médica: Debates do I Forum Internacional de Opiniões do VII Congresso da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Alhambra,1979.  

 

 

 

 

  

  

 

Este livro reúne o fundamento das palestras realizadas no VII Forum Internacional de Opiniões sobre Assistência Médica, pronunciadas por destacados conferecistas dos países participantes. Esta obra nasceu de um congresso cuja memória será maior e mais marcante do que a sua própria realização. Da nossa parte, como responsáveis pela publicação, somos animados de convicção de que o País precisa confrontar os seus padrões de assistência médica com o que se faz na América, na Europa e até no Oriente.

 

 

 

 

 

 

 

  

 

Construção social da demanda.

PINHEIRO, Roseni; MATTOS, Ruben Araujo de. Construção social da demanda: direito à saúde, trabalho em equipe, participação e espaços públicos. Rio de Janeiro: CEPESC/ UERJ: ABRASCO, 2005.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Esta coletânea inaugura a segunda fase do Projeto Integralidade, como eixo estruturante das atividades de pesquisa e ensino do Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (LAPPIS), certificado em 2004 pelo Grupo de Pesquisa CNPq. Tais atividades visam a produzir conhecimento emancipatório, que reconhece a diversidade dos contextos sociopolíticos, culturais e econômicos existentes, e a necessária pluralidade de desenhos analíticos destinados à compreensão das experiências de integralidade em saúde.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um olhar sobre o jovem no Brasil. 

BRASIL. Ministério da Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. Um olhar sobre o jovem no Brasil. Brasília, DF: Editora MS, 2008.

 

 

 

 

  

  

 

Os onze artigos que compõem este livro abordam diferentes temas: políticas públicas, formação profissional e emprego, tráfico de drogas, sexualidade, espaço urbano, lazer e individualização. Esses diferentes temas foram desenvolvidos de maneira a multiplicar os olhares sobre a juventude brasileira: a visão governamental sobre esse segmento social; a formação profissional e as possibilidades de emprego àqueles que se encontram em um contexto de pobreza; o envolvimento com a criminalidade urbana por intermédio do tráfico de drogas; alguns aspectos que envolvem a sexualidade; o modo de vida em uma cidade de médio porte; a forma como o jovem usa seu tempo livre; e o processo de individualização made in Brazil dos jovens.

 

 

 

 

 

 

  

 

 

Teodoro de Almeida.

SILVA, José Alberto. Teodoro de Almeida: oração e memórias na Academia das Ciências de Lisboa. Porto: Porto Editora, 2013. 

 

 

 

  

 





O trabalho aqui apresentado surgiu no seguimento de uma investigação sobre a apropriação da filosofia natural na Recreação Filosófica de Teodoro de Almeida, levada a cabo sob orientação da Profª Doutora Ana Simões. O seu incentivo e as suas sugestões, que desde já agradeço, foram determinantes para o apuramento da versão final deste trabalho. Dentre os destaques desta obra está o fato de que, reunem-se aqui, pela primeira vez, transcrições dos manuscritos, conhecidos até o momento, diretamente relacionados com a atividade de Teodoro de Almeida enquanto sócio fundador da Academia das Ciências de Lisboa: a oração de abertura da Academia das Ciências de Lisboa, proferida por Teodoro de Almeida aquando da apresentação pública daquela Academia a 4 de junho de 1780, quatro cartas anónimas críticas da mesma oração e/ou da recém-fundada Academia das Ciências de Lisboa, uma carta anónima escrita em defesa de Teodoro de Almeida e outra deste ao primeiro, e quatro memórias que este submeteu à Academia das Ciências de Lisboa mas cuja publicação foi recusada.

 

 

 

 

 

  

 

  

Educação e saúde.

MARTINS, Carla Macedo; STAFFER, Anakeila de Barros. Educação e saúde. Rio de Janeiro: ESPSJV/ Fiocruz, 2007.

 

 

 

 

  

  

 

O livro Educação e Saúde é o sexto da coleção Educação Profissional e Docência em Saúde: a formação e o trabalho do agente comunitário de saúde, composta de seis volumes voltados aos docentes e às instituições responsáveis pela formação deste segmento de trabalhadores. [...] a relevância da temática tratada no presente livro se evidenciou pela forma como a atuação profissional dos ACS vem sendo definida: trabalhadores na linha de frente das ações de saúde que visam à transformação das condições de vida, promovendo a relação entre cidadãos e serviços de saúde. Nestes termos, refletir sobre a prática profissional desses trabalhadores da saúde implica colocar a tríade educação-comunicação-informação como foco.

 

 

 

  

 

 

 

 

  

Â