Destaques da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde
Biblioteca de História das Ciências da Fiocruz: Avaliação das Bases COC e HISA.
SILVA, Maria da Glória dos Santos da; HILDENBRAND, Lucí. Biblioteca de História das Ciências da Fiocruz: Avaliação das Bases COC e HISA. Rio de Janeiro: Multifoco, 2015.
O estudo, de natureza multidisciplinar, abrange dois campos de conhecimento: Ciência da Informação e Avaliação. Adotou a perspectiva da avaliação formativa que busca o aprimoramento de processos, programas, produtos, serviços. Teve por objetivo avaliar o grau de satisfação de professores/ pesquisadores e pós-graduandos do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde sobre a Biblioteca de mesmo nome, em relação à busca e recuperação da informação, nas bases de dados da Casa de Oswaldo Cruz e de História da Saúde Pública na América Latina e Caribe. (Au.)
Avaliação do Programa Renascer da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
MALTA, Maria Tércia Barroso Pereira; EARP, Maria de Lourdes Sá. Avaliação do Programa Renascer da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Multifoco, 2015.
O estudo teve por objetivo avaliar o Programa Renascer, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), destinado à população de idosos. Cabe destacar a singularidade da avaliação que, ao apresentar depoimentos que revelam o alcance das ações extensionistas na voz dos idosos beneficiados pelo Programa, o tornou interessante na medida em que apresentou falas sinceras e mesmo comoventes. (Au.)
O laboratório chimico da Escola Politécnica de Lisboa: História, Colecções, Conservação e Musealização.
LOURENÇO, Marta C. (Coord). O laboratório chimico da Escola Politécnica de Lisboa: História, Colecções, Conservação e Musealização. Lisboa: Museus da Universidade de Lisboa, 2013.
Este catálogo retrata a instituição herdeira do património das várias instituições de ensino que ao longo de quatro séculos habitaram o Sítio da Cotovia. O Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa tem o privilégio de poder receber diariamente os seus visitantes no magnífico Laboratório Chimico da Escola Politécnica, recuperado na traça original do século XIX. Sonhado por Fernando Bragança Gil, fundador do Museu de Ciência e seu Director até 2002, que foi o grande impulsionador da recuperação do Laboratório, fortemente apoiado por Fernanda Madalena Costa, Directora do mesmo Museu entre 2002 e 2006, só foi possível concretizar este projecto através do empenhamento de todos [...] - Este Laboratório tem hoje uma extraordinária relevância histórica, sendo considerado o único exemplar dos grandes laboratórios europeus do século XIX, um local onde a arquitectura se conjuga de uma forma perfeita com a funcionalidade. (Au.)
Registro del sistema arquitectónico de pabellones en hospitales de América Latina: volume 2.
GONZÁLEZ SERVÍN, María Lilia (Coord.). Registro del sistema arquitectónico de pabellones en hospitales de América Latina: volume 2. México D.F: Universidad Nacional Autónoma de México, 2016.
Los espacios para la salud han existido desde antes del medievo y han acompañado a la sociedad a través de los cambios que ésta ha sufrido a lo largo de la historia, por supuesto, adaptándose a cada etapa ya a los requerimientos del momento: durante la Revolución Industrial y con la optimización de los procesos de fabricación; a lo largo de la consolidación del capital como sistema de producción y consumo, y con el establecimiento del Estado como método legislativo. A partir del siglo IX, la empresa de la salud ha sufrido cambios radicales a raiz de los descubrimientos para solucionar los diferentes problemas sanitarios y con la creación de tecnologías innovadoras producidas por las guerras que revolucionaron el sistema de salud. La evolución de los espacios sanitarios que, inicialmente estuvieron desprovistos de tecnología e ingenería, es sumamente interesante. La consideración de los recursos geográficos como una herramienta a favor al momento de construir los recintos para la salud; la utilización del clima y la vegetación como medios para curar; y la edificación de zonas diferenciadas para evitar contagios, son sólo algunas de las manfestaciones arquetectónicas que cobraron fuerza en los dos siglos pasados en nuestro continente. En el libro Sistema arquitectónico de pabellones en hospitales de América Latina se hace un registro necesario de los vestigios sobrevivientes en toda América Latina y un análisis de su fuerte influencia en la arquitectura en general. (Au.)
Leprosy: a short history = Lepra (Hanseníase): uma breve história.
MEDCALF, Alexander; SAAVEDRA, Monica; SÁ, Magali Romero et al. (Ed). Leprosy: a short history = Lepra (Hanseníase): uma breve história. Hyderabad: Orient Blackswan, 2016.
Os esforços para controlar e eliminar a lepra, bem como para aliviar o sofrimento das pessoas afetadas por esta doença abarca uma longa, rica e complexa historia, que ajuda a enquadrar e reconhecer alguns dos desafios presentes colocados pela lepra. Lepra (Hanseníase): Uma breve história apresenta uma coleção de breves ensaios que oferecem uma perspectiva crítica sobre a doença, explorando o impacto da lepra na sociedade, em diferentes épocas, desde o período medieval até o presente. Apresenta ainda uma perspectiva internacional, regional, nacional e local sobre esta doença, mostrando o seu papel siginificativo na história da saúde pública. (Au.)